A Casa do Peixe foi eternizada em óleo sobre tela pela artista e pintora de Arroio do Meio, Susani de Brito. Conhecida por seus trabalhos de pintura, a partir de fotografias, de locais históricos como a ponte de ferro e da Nossa Senhora dos Navegantes, ela concluiu o quadro em um período de cerca de um ano. O trabalho começou logo após a enchente de setembro de 2023. “No ano de 2020, eu registrei a Casa do Peixe e outros locais como a capela e a conhecida casa da dona Melita. Essas fotografias foram feitas já com o pensamento em transformar em quadros. Eu me criei no Bairro Navegantes, os meus avós viveram ali, então, sempre tive o sentimento de carinho por tudo que está no bairro e representa. Passamos por toda essa tragédia em maio e as telas são uma forma de eternizar espaços que tivemos no Navegantes. As pessoas têm tudo isso na memória, afinal, muitos tinham a sua vida lá. Não foram, apenas, casas que foram embora com as águas, mas histórias, construções de projetos e lembranças.”
Para Susani, a principal motivação para pintar a tela foi a força e fé de Picolé e sua esposa para seguir em frente com o negócio depois da tragédia. “Eles não desistiram e são um exemplo de vida e amor. Admiro muito o casal.”
O presente foi entregue para o proprietário do restaurante, Darcísio Schneider, o Picolé, nesta semana. O objetivo foi fazer uma surpresa para eternizar em pintura como era o local antes da catástrofe. “O sentimento que tenho ao pintar algo tão especial é de amor. Uma grande emoção e faço o máximo para que fique o mais fiel possível à imagem.”
GRUPO DAS MENSAGEIRAS
A artista também faz parte das Mensageiras da Divina Providência de Arroio do Meio. No mês de novembro, o grupo entregou a pintura do quadro do padre Eduardo Michelis, fundador da Congregação, que será colocada na sala da UTI adulto do Hospital São José.
Foto: Carolina Schmidt