Ainda no decorrer da semana passada, o novo prefeito de Pouso Novo, Itchi Bonacina, definiu junto com a sua equipe de governo uma série de serviços considerados prioritários no sistema de abastecimento de água, serviços de máquinas da Secretaria de Obras e na Secretaria da Agricultura com a elaboração de um projeto relacionado ao serviço de silagem de milho. Com relação ao fornecimento de água potável para a população, o prefeito determinou que uma equipe de servidores ligados ao Departamento da Água promovesse serviço de manutenção das redes de Medorema e Alta Medorema, Duduia e Picada Taquari, que estavam registrando demanda no fornecimento de água por falta de manutenção nas devidas redes, gerando reclamação por parte dos usuários. Com relação ao projeto para qual o município recebeu uma verba de R$ 642,2 mil da Funasa, o prefeito solicitou para equipe de engenharia um novo cálculo de quanto precisa para concluir as obras indicadas na Sede do município e nas localidades de Picada Castro e Barra Seca.
Outra decisão do novo governo está relacionada à prestação de serviços de máquinas e implementos na colheita de silagem, distribuição de esterco e aragem. Diante da deficiência que encontrou no setor com máquinas e implementos, o prefeito reuniu os membros do Conselho Municipal da Agricultura para explanar a situação e comunicar a criação de um Programa de Incentivo para os Agricultores, com a terceirização destes serviços, onde o município entra com um subsídio de 65% do serviço da hora-máquina trabalhada. Com relação à Secretaria de Obras, onde o prefeito acusa a falta de operadores de máquinas, Itchi determinou como medidas iniciais a recuperação de trechos da estrada geral que vai para Forqueta Alta, através de patrolamento, limpeza das laterais e colocação de material, para melhorar a trafegabilidade desta via, visto que três festas religiosas estão agendadas para o mês de fevereiro.
O prefeito também autorizou a realização de serviços no espaço de estacionamento na Gruta de Forqueta Alta e a execução de serviço de retirada de grande quantidade de terra e capoeira no campo do Esporte Clube São Jorge, também em Forqueta Alta, material que está no local deste a enchente de maio de 2024. Com relação à obra da rua coberta que está em fase de instalação na via ao lado do Salão Paroquial, o prefeito determinou a suspensão momentânea do projeto, até definir junto com a concessionária CCR ViaSul a exata delimitação com o projeto de duplicação da BR-386.
Já a obra de reconstrução do muro de contenção na rua Frei Dagoberto, o prefeito disse que a mesma vai iniciar na próxima semana com a execução da empresa de engenharia de Alisson Bianchini. No total, serão reconstruídos 190 metros de extensão a um custo de R$ 648,9 mil, defini[1]do através de licitação, valor que vem de um financiamento contraído pelo município. Com relação à construção de pontes, o governo municipal vai acompanhar a instalação de uma ponte metálica na localidade de Canhada Funda, que foi doada pela CIC-Vale do Taquari e verificar a ordem de serviço para construção de uma ponte sobre o arroio Bravo, no acesso para Arroio do Leite, com recursos da Defesa Civil Nacional, órgão que também tem em andamento um projeto para construção de um ponte na estrada secundária em Forqueta Alta, que vai dar acesso à futura obra da Hidrelétrica da Certel que será instalada no rio Forqueta.
Foto: Júlio Gerhardt