Nesta última semana, a comissão organizadora da tradicional ‘Via Sacra – A Paixão de Cristo’ de Forqueta se reuniu para dar início aos preparativos da 28ª edição do espetáculo, que anualmente ocorre no Cenário da Lagoa, um ambiente permanente construído aos fundos da igreja São Vendelino. Neste ano, a apresentação ocorrerá na Sexta- Feira Santa, dia 18 de abril.
Para o coordenador de Cultura de Arroio do Meio e também diretor do espetáculo, Paulo Roberto Haas, este é um dos maiores eventos que a cidade recebe, atraindo visitantes de diversos lugares do Vale do Taquari e do Rio Grande do Sul. Neste ano o maior desafio da comissão será reconstruir em tempo, parte do cenário e da lagoa que foram atingidos pela força das águas do rio Forqueta, na maior catástrofe natural do estado em maio de 2024. No encontro, o grupo também debateu assuntos relacionados a parte técnica e operação de produção do evento, visto que será preciso o apoio da comunidade de Forqueta, apoio da administração municipal e de outras frentes para a reconstrução do espetáculo.
O EVENTO
O espetáculo conta com mais de 120 atores, a maioria da comunidade de Forqueta ou de comunidades vizinhas; em um cenário de época que foi inaugurado no distrito de Forqueta no ano de 2012. Para Haas os ensaios deste ano iniciarão ao final de fevereiro e se intensificam na semana da apresentação.
Foto: Liniker Duarte