Nem sei se o nome cabe mais: Férias. Pois, esse período que nos dá uma ideia de um longo período de descanso e, geralmente, estabelecido nos meses de janeiro e fevereiro, vem sumindo ou senão já sumiu. O que se observa, atualmente, são alguns dias que as pessoas usufruem para de fato tirarem o stress. As viagens são a lugares mais próximos ou mesmo a um ficar em casa com familiares.
Se for observar no meio educacional, os professores e alunos há um tempo tinham férias desde dezembro. E retornavam em março. O que acontece, hoje, é o início das férias em janeiro e o retorno em 10 de fevereiro, e, professores, já no dia 3 de fevereiro.
Cabe a nós, uma reflexão importante de como usar da melhor maneira possível esse tempo que nos é dado, e por direito. Descansar é importante para corpo e alma. O ócio criativo deve nos acompanhar. E a contemplação de lugares em meio a natureza fazem bem e nos recarregam as energias. Curtir a casa e organizá-la deve ser uma prática adotada. Aproveitar para visitar pessoas amigas e a família. Estar mais próximo da família faz bem a alma e ao coração.
Se não é muito tempo, que ele seja bem organizado e aproveitado. Lembre-se com pouco se faz muito e é possível organizar, sim! Adaptar-se com o que temos. Quem que disse que férias só são sinônimo de praia? A tua praia pode ser reunir-se com familiares em meio a natureza, com belo churrasco e risadas ao longo do dia. Não se esqueça de que o ócio criativo deve fazer parte desse período. O não fazer nada é salutar, sem lembrar de horários. Isso faz um bem danado!
As questões vão se adaptando, mas fato é a de que estamos trabalhando mais. Costumo organizar minhas férias nos finais de semana. E sim, aproveito ao máximo, meu sábado e domingo. Cada um precisa entender que podemos organizar e gerenciar o nosso tempo e não sermos escravos dele.
Pessoas escravas do trabalho, chegam no período do fim de semana e continuam trabalhando. Estão só pelo período de férias, mas quando chega o tempo de gozar das mesmas, precisam todo o tempo para dormir. De que adiantou?
Então, você que me leu até aqui, fica a dica de organizar o tempo. A questão é jogá-lo a nosso favor. Cuide de modo a gerenciá-lo para que possas fazer coisas que alimentem sua alma e seu coração. Para que seu corpo descanse e que você tenha tempo para as pessoas que ama. Ficam as dicas!
Bom final de semana!