Antes que o mês termine, preciso e quero falar sobre um dia especial, o dia 8 de março, dia alusivo às mulheres. Que, na minha humilde opinião, deve ser comemorado todos os dias. Eu particularmente, não gosto de escrever no dia específico, pois aí as homenagens estão todas voltadas a elas, quando, na verdade, a reflexão deve ser todos os dias. Que valor damos as mulheres da nossa vida? A luta, que iniciou e deu origem a essa data comemorativa, está tendo avanços, ou seja, as mulheres têm seus direitos respeitados? Os direitos são iguais aos dos homens? Como estamos inseridas no mercado de trabalho?
Nós, mulheres, queremos um espaço que vamos conquistar com muito trabalho e nada de nos acharmos superiores, somos sim, trabalhadoras. Não sou daquela que quer a superioridade, entendo que estamos e devemos estar lado a lado aos homens, por exemplo. E juntos, construirmos uma sociedade melhor. O que não pode acontecer é estarmos no mercado de trabalho e não podermos ocupar posições só porque somos mulheres. Todos podemos o que queremos desde que provamos capacidade. Salários, outra discussão importante e que deve sempre ser igualada para não caracterizar preconceito pelo fato de ser mulher.
Acredito que o Dia da Mulher é importante para pensarmos na valorização e nas oportunidades que as mulheres têm na sociedade. Ainda não podemos tudo que queremos pelo fato de sermos mulher.
Muito já se avançou e hoje temos mulheres em postos de trabalho, por exemplo nunca antes imaginados, mas ainda há muito o que conquistar.
O homem e a mulher formam uma dupla imbatível, pois ambos, com características diferentes, somam em qualquer espaço, seja na família, seja no trabalho. A riqueza dessa diversidade precisa ser melhor olhada e tem a contribuir numa prefeitura, em casa, no trabalho. Já parou para pensar?
Não gosto desse discurso de superioridade, pois, somos iguais e, portanto, estamos falando de direitos iguais; questão óbvia.
Não dá para usar um dia, uma data para se vitimizar, muito também parte da gente e em mostrar que temos direitos, mas também fizemos por merecer e temos capacidade.
Lembre que maravilha é ser mulher! E poder contar com homens ao nosso lado. Temos sensibilidade, o dom de gerar a vida, de ver a vida com olhar doce e fazermos mil coisas ao mesmo tempo.
O dia das Mulheres não surgiu por acaso e a luta continua, mas é uma luta muito mais suave quando damos valor ao que já conquistamos, quando acreditamos nos homens também e não num discurso de superioridade, de revanchismo, de derrotismo.