Agora o que mais se fala é se tem ou não tem ar-condicionado nas salas de aula, haja vista as severas ondas de calor a que estamos sendo submetidos. Mas a questão vai para além disso. E não é o ar condicionado o único que vai resolver o problema.
Nas escolas temos uma bela oportunidade de discutir o meio ambiente e como nos relacionar com ele, já que eventos climáticos de muito calor, muito frio, enchentes, muitas chuvas ocorrerão com mais frequência e temos que aprender a nos relacionar com o ambiente, dessa forma.
Só pensar em escola com ar-condicionado é tirar o foco que temos que adotar, daqui em diante, pois se não o fizemos no passado, chegou o momento agora, de uma escola mais resiliente, sendo construída e adaptada com materiais que não geram tanto calor, a criação de ambientes ao ar livre com mais árvores em que circule o ar puro. Nas salas de aula, ambientes arejados, com janelas, e até ventiladores podem ser uma saída.
Nestes dias, que se avizinham, pensar em uma alimentação leve e saudável é uma premissa básica a ser seguida e pode colaborar muito.
Ambientes escolares que tenham bebedouros e incentivem o tomar água constantemente. A água será uma grande aliada nesses dias, além de ser um rico alimento em todos os sentidos e tempos.
Aulas de Educação Física adaptadas e aproveitadas para discussões de educação e justiça ambiental. Precisamos trabalhar com Educação e Justiça Ambiental para entender e aprender a conviver com os eventos climáticos. Temos uma responsabilidade com o planeta.
Essas habilidades contribuem para o desenvolvimento de estudantes resilientes, capazes de enfrentar adversidades e promover comunidades escolares coesas, especialmente no contexto.
Quando se fala em educação ambiental significa preparar um aluno que sabe usar valores e práticas para entender, compreender, ajudar o planeta e si no mundo em que vivemos. Busca-se compreender e ressignificar a relação dos seres humanos com a natureza. Nesse sentido, vem se afirmando, um projeto de sociedade ambientalmente mais sustentável, em que se possa construir uma relação entre os interesses da sociedade e os processos naturais.
Uma escola resiliente é uma escola que se prepara para ser um núcleo de proteção e
adaptação diante de adversidades.
Temos que nos adaptar ao meio ambiente, não dá para imaginar que uma nova enchente não vai mais acontecer, ou eventos climáticos severos. Não dá para não aprender com o que passamos. O currículo volta-se para um olhar mais resiliente e capaz de agir.