
Sábado completei 65 anos.
Como faço já há alguns anos, reuni amigos, colegas de trabalho e familiares num boteco da Cidade Baixa, bairro boêmio de Porto Alegre. Este ano o quórum foi menor que o registrado em anos anteriores. Alguns fatores contribuíram para esta alteração.
O maior desafio para levar os parceiros ao bar na gelada noite de 7 de junho foi a concorrência com o show da dupla Jorge & Mateus. O Beira-Rio estava lotado e inúmeros amigos, ao receber o convite enviado via Whatsapp, deram como desculpa a necessidade de levar filhos e/ou netos ao estádio do Campeão FIFA 2006.
Outro evento paralelo foi a Maratona de Porto Alegre que reuniu 25 mil atletas em dois dias de provas – sábado e domingo. Alguns parceiros competiram, mas muitos foram assistir ou levaram os filhos para a muvuca esportiva.
Outro empecilho repetido por diversos amigos refere-se à própria idade do aniversariante que tem sintonia com os companheiros de vida.
– Minha filha avisou que meu netinho ficará aqui em casa neste fim de semana. Desculpe, mas deixo meus parabéns, mando o presente durante a semana e tudo de bom! – repetiam as mensagens recebidas com total compreensão.
Aniversário é momento de recomeçar, fazer
balanços, colocar em prática novos projetos
A galera que acorreu ao Bar do Beto estava bastante animada. Teve o tradicional “Parabéns a Você” com direito a manjado bolo fake do boteco com a velinha sendo soprada com força e determinação pelo aniversariante. O regabofe estendeu-se até à 1h da madrugada. Neste horário, uma bruma de frio cobria Porto Alegre congelando a cidade. E a mim, à espera do Uber.
Costumo reunir amigos no meu aniversário em bares por alguns motivos básicos. Inicialmente, estes lugares têm cardápio variado, ou seja, existem opções para comer e beber “para todos os bolsos”. Desde prosaicos pastéis e batatinhas até filés à parmeggiana até à la minutas no capricho, com bife, arroz, fritas e ovo frito.
Também procuro escolher lugares centrais, evitando que os convidados desembolsem muito dinheiro nos deslocamentos, com táxi, Uber ou estacionamentos privados. Sair à noite, não apenas em Porto Alegre, exige despesas cada vez maiores. Por isso, é preciso optar por espaços bem localizados e razoavelmente baratos – ou ao menos não caros.
Aniversário é sempre momento propício para recomeçar, fazer balanços, colocar em prática novos projetos, fortalecer parcerias e renovar amizades. Igual a cada chegada do Ano Novo. Resta mentalizar. E ir à luta!