
Pus-me a escrever, hoje, num domingo, pela manhã. E primeira coisa que me ocorreu ao escrever foi o dia da semana e o que eu ia fazer naquele dia. Lembrei-me, também, da bíblia que transcreveu que, no sétimo dia, o domingo, Jesus descansou. Até hoje, o domingo, para a maioria das famílias é reservado a isso. Descanso. Pois bem, o meu também é reservado para isso. Com calma eu realizo minhas tarefas, especialmente, as de cuidar do meu cantinho, chamado de lar.
No domingo, minha rotina começa mais tarde. Bem descansada, começo o ritual do café coar e fazer o cheiro transpirar pela casa e o barulhinho me fazer pensar que estou no meu lar, e não somente na minha casa. Tudo é feito, a partir daquele momento com calma. Abro as janelas. Se o dia for muito frio, apenas coloco as cortinas para o lado. Mas preciso ver o dia lindo que faz. Curto cada espaço do ambiente e sempre tem coisas a fazer. Faço-as com leveza.
Antes do meio dia, um chimarrão com uma rotina gostosa de fazer o churrasco e colocar leituras em dia.
Brincadeiras com a cachorra não faltam, e de assistir a filmes, séries, documentários ou canal aberto não poderiam ficar de fora. Também gosto de escutar uma boa música, ao fazer meu ponto cruz.
À tarde, cai bem uma cesta para ter as energias bem recarregadas para a semana. Ah, como é bom fazer isso, após o almoço, após ter deixado a cozinha impecável e deixar a “sobra” do almoço já pronta para o outro dia. Almoço garantido para a segunda-feira.
A noite vem se aproximando, com uma carinha marota, é hora de organizar as coisas e o lar para a semana que vem vindo. Cheia de intensidade. Carrego comigo sempre a impressão de que o domingo me reconecta, pois sou ligada demais durante a semana e se fosse assim, também no domingo seria muito difícil de conseguir aguentar.
Organizo tudo e volto para as leituras que não consigo fazer durante a semana, pela correria diária.
A reflexão é que: o que estamos fazendo de um domingo qualquer em nossas vidas? Deus foi tão perfeito que nos faz “correr” de segunda a sábado, e nos deu esse dia para descansarmos e colocar tudo em dia. E um dia bem aproveitado é suficiente.