NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025

      SportFest 2025 é neste sábado no União

      14 de novembro de 2025

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Por que é tão difícil dizer não?
    Comportamento

    Por que é tão difícil dizer não?

    adminBy admin23 de julho de 2012Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    “Dizer sim quando quero dizer não é dar mais valor aos outros do que a mim, é não colocar meus limites, e isso é não me respeitar… É o mesmo que dizer que o que eu sinto não vale nada, que os outros podem passar por cima de mim à vontade. E eles passam, sem dó nem piedade.

    Hoje estou aprendendo a dizer não. Quando não quero alguma coisa, simplesmente digo não. Sem raiva nem emoção. Um não é só uma negativa. É nosso limite. Um direito que temos de decidir o que desejamos ou não fazer. A isso se dá o nome de dignidade. Quando nos colocamos com sinceridade, dizendo o que sentimos, somos respeitados.”

    Zíbia Gasparetto

    Não é uma palavra tão pequena, mas ao mesmo tempo tão intensa, tão impositiva e algumas vezes tão pesada. Por que um não nos parece sempre tão pesado, algumas vezes tão penoso e carregado de culpa? O questionamento parte da psicóloga Valquíria Breyer Lopes.

    Sem ter a pretensão de ir contra os ditames da igreja cristã, Valquíria observa que a maioria dos Dez Mandamentos inicia com a palavra não, assim como também educamos nossos filhos dizendo: “não chore, não mexa, não pode, não deve, não… não… e não. Junto cada não descumprido vem a punição como consequência: “Não é um limite sim, mas quando descumprido traz consequências como um xingamento, uma repreensão, que pode ser interpretado como rejeição, desprezo, acarretando sentimento de culpa. Somos educados sim para aceitar e acatar e dizer muitos ‘sim’. Sim eu vou comer tudo o que você colocou no prato, sim eu vou estudar, sim eu vou fazer horas extras, sim eu vou dar carona para você, sim eu vou fazer isso, mais isso e mais aquilo. Sim vou fazer, mas na real eu não queria fazer! Mas por que fazemos? Por que temos medo de dizer um não?”

    Valquíria explica que a cultura da gentileza da boa educação, de atitudes pacíficas e conciliadoras parece não combinar com uma expressão negativa. Para as pessoas que encontram dificuldade de dizer não, a negativa parece conter um quantum de agressividade, provocando um sentimento de rejeição e reações negativas por parte de quem venha a receber este não.

    Medo de dizer não

    Dizer não provoca pavor, constrangimento, medo de perder vínculos afetivos, medo da repreensão, medo da rejeição e com isso sentindo até a sobrevivência ameaçada, é um medo inconsciente que foi sendo construído desde os primeiros nãos que nos foram dirigidos: “Teremos pessoas que talvez passem a vida inteira abrindo mão dos seus princípios, dos seus interesses e dos seus sonhos porque não sabem dizer não, porque temem perder o reconhecimento, o amor, e a aprovação das outras pessoas. Porém cada um tem os seus limites e é preciso aprender a respeitá-los.” Nessa perspectiva, Valquíria cita Eugênio Mussak, que afirma “Respeitar os próprios limites é um ato de maturidade e de pura coragem. É saber dizer não – mesmo quando todo mundo espera que você diga sim.”

    Na opinião de Valquíria, bom seria se dizer não estivesse restrito a uma instância racional apenas, mas os fatores emocionais, conscientes e inconscientes também estão implicados: “ Como pais provavelmente já tenhamos dito a um filho: – ‘tu não vais ir à festa hoje’. O filho se entristece, chora, fica inconformado com a atitude dos pais e os pais por piedade acabam voltando atrás porque se sentem culpados pela reação do filho, temem perder o amor do filho, o carinho, mas pior do que o não é voltar atrás na atitude tomada. Ao voltar atrás ou simplesmente sempre dizer sim a tudo e a todos, a pessoa acredita que a expressão negativa é cruel. Muitas vezes esta relação entre a negativa e o sentimento de crueldade é reflexo de uma vida de privações das necessidades e possibilidades mais básicas como ter carinho, poder brincar, poder vivenciar situações novas, ter atenção e com isso foi criando uma relação inconsciente onde cada não recebido era sentido como algo ruim.”

    Ao abrir mão de seus princípios e dos seus sonhos pela dificuldade de dizer não, há implicações que acarretam numa sobrecarga física e emocional principalmente provocando como ansiedade, tentativas de evitar as pessoas porque teme que algo possa lhe ser solicitado, raiva de si mesmo, raiva dos outros, baixa autoestima, sentimento de estar sendo explorado por todos, vivendo as prioridades dos outros em detrimento das suas. No âmbito profissional, conforme Valquíria, a pessoa poderá ter uma sobrecarga de trabalho, acumulando tarefas, responsabilidades e posteriormente não conseguindo atender a demanda que foi designada. Neste caso sente-se frustrada duplamente, primeiro por aceitar tudo, e segundo por não conseguir dar conta do que assumiu.

    A Síndrome do bonzinho

    Esta dificuldade com o não hoje já tem um nome, embora não se caracterize como uma doença propriamente dita, a Síndrome do bonzinho (a), que apresenta características como: tentativas a todo o momento para agradar os outros; dificuldades para fazer críticas; medo de encarar ou participar de conflitos; colocar as necessidades dos outros sempre em primeiro lugar; busca incessante por reconhecimento e aprovação; evitar ao máximo os desgostos e frustrações; exibir alegria exagerada; querer ser amado por todos; sentir medo dos julgamentos dos outros e fazer coisas demais pelas pessoas. Assim, comportando-se com uma bondade exagerada, considerando o contexto social atual, isso pode ser ameaçador, a pessoa perde suas defesas ficando muito exposta e frágil, tornando-se alvo de oportunistas.

    De acordo com a psicóloga, ficar agradando a todos e abrindo mão dos próprios princípios não é nada saudável, pelo contrário, provoca sofrimento e frustração: “É preciso desconstruir subjetivamente a relação infantil do não x punição x abandono/rejeição para dar espaço a uma nova forma madura de encarar os nãos e negativas que precisamos dar! Quando se atinge a maturidade sem se sentir culpado pelas negativas que dá, vai se percebendo que não se fica solitário ou abandonado pelos outros. Conquista-se mais uma pessoa: a si mesmo!”, finaliza.

    Arroio do Meio
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    João Batista Gasparotto: prefeito em dois municípios chegou aos 90

    27 de julho de 2025

    Educação inovadora, talentos em movimento

    11 de julho de 2025

    HOP! Turismo, nova marca promete contribuir com o mercado turístico de Arroio do Meio

    5 de julho de 2025

    Sala das Margaridas de Arroio do Meio atende vítimas de “gaslighting”

    2 de fevereiro de 2023
    Não perca

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    O título de Melhor Fornecedor de Limpeza do RS no Carrinho Agas é mais uma…

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.