NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026

    Festival dos Sabores valoriza comunidades e cria identidade culinária

    24 de abril de 2026

    Primeira edição do ‘Chimarreando coma Acisam’ busca aproximar comunidade e empresários em Arroio do Meio

    24 de abril de 2026
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Caio Pace conquista Top 10 no Brasileiro de Estrada

      19 de abril de 2026
      Recent

      Caio Pace conquista Top 10 no Brasileiro de Estrada

      19 de abril de 2026

      Conhecidos primeiros resultados da fase semifinal do Campeonato da LAFA

      18 de abril de 2026

      Campeonato Abertão de Futsal inicia nesta sexta-feira

      17 de abril de 2026
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Cadastro Ambiental Rural
    Agricultura

    Cadastro Ambiental Rural

    adminBy admin1 de agosto de 2013Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    O Cadastro Ambiental Rural, assunto já abordado neste espaço e que é exigência criada pelo novo Código Florestal Brasileiro, deverá ter o seu início no mês de outubro vindouro, segundo as últimas informações.

    Por enquanto faltam alguns detalhes para a elaboração de um programa informatizado a ser utilizado na execução ou aplicação do cadastro.

    Apenas para relembrar, esse Cadastro Rural é obrigatório sob pena de, em caso de alguém não atender à obrigação, poderá ficar excluído dos programas de créditos oficiais, como é o caso do Pronaf e outras linhas de financiamentos.

    Da forma como o governo pretende realizar esse inventário, terá um instrumento de um permanente monitoramento, via satélite, de todas as propriedades rurais do país, principalmente no aspecto de controle na manutenção ou proteção dos recursos naturais, como as áreas de preservação, fontes e mananciais de água, desmatamentos, entre outros registros que desejará formalizar.

    O assunto do Cadastro Ambiental certamente será tema de debates na próxima Expointer quando se saberá de que forma será feito o cadastro e o que representará, a título de encargos financeiros para os agricultores e os proprietários rurais.

    Agroindústria Familiar e Susaf

    Durante a realização de um seminário sobre a agroindústria familiar, nesta semana, em Porto Alegre, foi criado um comitê que auxiliará na concretização ou viabilização do Sistema Unificado de Inspeção da Sanidade Animal da Agroindústria Familiar (Susaf), no Rio Grande do Sul.

    O Suasa, Programa ou Política Nacional, existe há vários anos e não consegue sair do papel. E essa indefinição provocou a criação do Susaf (lei estadual), que tem o objetivo de permitir com que as agroindústrias familiares possam comercializar os seus produtos fora de seus próprios municípios de origem.

    O Programa de Inspeção, proposto pelo Susaf, tem como principal requisito para os municípios que queiram aderir ao mesmo, que eles tenham criado o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) próprio. A partir desse instrumento legal e um mínimo aparato técnico e profissional, as agroindústrias podem obter a condição de comercializar os seus produtos em qualquer parte do Estado.

    Escândalo do leite…

    A Justiça continua apurando detalhes e envolvimentos no recente escândalo ou episódio das “misturas” aplicadas ao leite. Os produtores, mas especialmente os consumidores esperam punições para “todos” os que agiram de forma criminosa, colocando a saúde das pessoas em risco, provocando ainda aumentos nos preços de comercialização do leite, sobretudo para os consumidores.

    E a saúde pública?

    A justificada mobilização da classe médica nesta semana, repercutindo no sistema de saúde pública de todo o país, é mais um capítulo que destaca a pouca atenção que o governo federal vem dando ao setor. Os municípios e estados têm obrigações constitucionais de investimentos de recursos na área e o governo federal vinha relegando o seu papel a um segundo plano. Se os nossos profissionais forem valorizados, como merecem, a população terá um atendimento justo e competente.

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Novo caso de gripe aviária em aves silvestres é registrado no RS

    6 de março de 2026

    Coordenadora do Meio Ambiente alerta para aterros e desmatamentos irregulares

    14 de novembro de 2025

    Estradas de Linha 32 e do Morro Gaúcho estão sendo alargadas

    17 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025
    Não perca

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026

    Uma técnica ainda pouco difundida na região começa a ganhar espaço no Vale do Taquari:…

    Festival dos Sabores valoriza comunidades e cria identidade culinária

    24 de abril de 2026

    Primeira edição do ‘Chimarreando coma Acisam’ busca aproximar comunidade e empresários em Arroio do Meio

    24 de abril de 2026

    Pouso Novo elege soberanas nesta sexta-feira

    24 de abril de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026

    Festival dos Sabores valoriza comunidades e cria identidade culinária

    24 de abril de 2026

    Primeira edição do ‘Chimarreando coma Acisam’ busca aproximar comunidade e empresários em Arroio do Meio

    24 de abril de 2026

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026

    Festival dos Sabores valoriza comunidades e cria identidade culinária

    24 de abril de 2026

    Primeira edição do ‘Chimarreando coma Acisam’ busca aproximar comunidade e empresários em Arroio do Meio

    24 de abril de 2026

    Pouso Novo elege soberanas nesta sexta-feira

    24 de abril de 2026
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2026 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.