NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Avança obra da barragem da Hidrelétrica Vale do Leite

    14 de junho de 2026

    Travesseiro promove o 4º Encontro de Sementes Crioulas

    14 de junho de 2026

    Obra da ponte sobre o rio Forqueta segue sua construção por etapas

    14 de junho de 2026
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Brasil estreia hoje contra Marrocos

      13 de junho de 2026
      Recent

      Brasil estreia hoje contra Marrocos

      13 de junho de 2026

      União e Rui Barbosa empatam primeira final: 1 x 1

      6 de junho de 2026

      Campeonato da Lafa inicia decisão domingo no campo do União

      30 de maio de 2026
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Cão amigo do homem. Amigo?
    Trilhos Urbanos

    Cão amigo do homem. Amigo?

    adminBy admin16 de agosto de 2013Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Quem escreve o texto, muito irônico, de hoje é a dona Hedy Teixeira, 79 anos: Era assim que os fatos aconteciam antigamente naquele rincão, no Sul do mundo. Nas fazendas, chácaras, onde havia criação de gado, ovelhas, cabras e aves para o sustento dos moradores com leite e carne, também tinham cães de guarda, para evitar que animais daninhos entrassem nos galinheiros e currais para atacar a criação.

     

    Os cães cuidavam para que estranhos não entrassem nos quintais ajardinados e nas residências. Crianças brincavam alegres nos pátios das casas. Corriam, pulavam junto com seus cãezinhos. Tudo era tranquilo. Cada animal ocupava seu lugar. A população foi aumentando e formaram-se vilarejos. Pequenas cidades. Havia nesses lugares, galinheiros, talvez uma vaquinha para o leite e uma carrocinha puxada a cavalo para facilitar a ida a lugares mais afastados. Continuavam os cães de guarda e companheiros dos homens.

    As cidadezinhas transformaram-se em grandes cidades, com edifícios em vez de jardins, parques e praças. As pessoas foram se amontoando em apartamentos e muitos levaram seus cães. A convivência ficou difícil: O que fazer com os animais? Não dava para criar galinhas! O gado ficou distante, nas fazendas e matadouros. Abriram mercados onde vendiam tudo o que era necessário para a sobrevivência, desde roupas até alimentos. Os meios de transporte eram bondes elétricos e trens. Logo surgiram carros e ônibus movidos à gasolina.

    A população cada vez maior e os cães perderam seu pátio para correr, brincar. Há muito estavam trancados nos apartamentos. Andavam nas ruas presos em coleiras e guiados por seus donos que os tratavam como se fossem gente: roupa, botinhas, laços de fita na cabeça. Os chamavam de “filhinho¨.

    Pobres cães. Infelizes cães… Não podiam correr, brincar, sempre presos na coleira e corda. As pessoas foram cada vez mais se apegando aos cães e pararam de ter filhos. Cada dia havia mais cães; os donos dos cães falavam: vem com a mamãe, vamos visitar a vovó! E assim foi diminuindo o espaço das pessoas e aumentando o dos cães.

    Nos supermercados, farmácias e lojas, os alimentos, remédios e roupas para cães aumentaram. Nas ruas era difícil andar; não dava vencimento o recolhimento de cocô nas calçadas. Gente pisando na porcaria e caindo no chão, reclamavam, mas os “papais e mamães” dos “filhinhos¨ de quatro patas, ou ficavam zangados, ou ignoravam os tombos dos infelizes que escorregavam na merda.

    Iniciou campanha para o extermínio de cães. Os donos enlouqueceram. Passaram a trancar os bichos nos apartamentos. O cheiro, como podia se esperar tornou-se insuportável. As pessoas adoeciam. Morriam, vitimas de uma nova e terrível epidemia bacteriana. Os cães sem dono passaram a andar soltos – sem coleiras – pelas ruas. Procuravam comida. Eram enxotados pelos poucos sobreviventes, ou mordidos por outros cães famintos e também morriam contaminados.

    Nesta época já havia mais cães do que seres humanos. E procriavam mais e mais. Tornavam-se raivosos. As pessoas fugiam, muitas morriam vítimas da sujeira. Não havia mais ordem pública e os cães tomavam conta de todos os espaços Mercados, hospitais e farmácias, fechavam as portas. Os cães uivavam, babavam. O cheiro de corpos em decomposição atraíam abutres que devoravam cadáveres humanos e cães mortos.

    E foi assim que tudo terminou. Um grande tremor de terra provocou incêndios seguidos de uma devastadora inundação que limpou toda a imundice. Em uma manhã, o sol surgiu e os pássaros voaram felizes em um novo mundo. Limpo, sem cães, sem gente.

    Mas então… Quem contou essa história?!

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Sonhos em dias de Copa

    12 de junho de 2026

    O peso invisível das mulheres

    29 de maio de 2026

    Entre ondas quentes

    14 de fevereiro de 2025

    Bela na passarela da calçada

    7 de fevereiro de 2025
    Não perca

    Avança obra da barragem da Hidrelétrica Vale do Leite

    14 de junho de 2026

    A Comunidade de Pouso Novo, por meio do acesso à localidade de Arroio do Leite,…

    Travesseiro promove o 4º Encontro de Sementes Crioulas

    14 de junho de 2026

    Obra da ponte sobre o rio Forqueta segue sua construção por etapas

    14 de junho de 2026

    Cursos gratuitos oferecem formação e incentivo financeiro aos participantes

    14 de junho de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Avança obra da barragem da Hidrelétrica Vale do Leite

    14 de junho de 2026

    Travesseiro promove o 4º Encontro de Sementes Crioulas

    14 de junho de 2026

    Obra da ponte sobre o rio Forqueta segue sua construção por etapas

    14 de junho de 2026

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Avança obra da barragem da Hidrelétrica Vale do Leite

    14 de junho de 2026

    Travesseiro promove o 4º Encontro de Sementes Crioulas

    14 de junho de 2026

    Obra da ponte sobre o rio Forqueta segue sua construção por etapas

    14 de junho de 2026

    Cursos gratuitos oferecem formação e incentivo financeiro aos participantes

    14 de junho de 2026
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2026 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.