NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Obras em execução fortalecem infraestrutura e mobilidade

    9 de novembro de 2025

    Pesquisador e documentalista fonográfico do Instituto Moreira Salles é recebido em Arroio do Meio

    8 de novembro de 2025

    Avançam obras de projetos habitacionais e de infraestrutura após enchentes

    8 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
      Recent

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025

      SportFest 2025 abre inscrições para modalidades esportivas

      26 de outubro de 2025

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Setor primário em destaque
    Agricultura

    Setor primário em destaque

    adminBy admin22 de agosto de 2014Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Eu tenho o hábito de acompanhar, quando possível, as sessões da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio que acontecem na primeira e terceira quarta-feira de cada mês. Considero esta prática interessante, pois constuma-se dizer que o Legislativo é a “caixa de ressonância”, refletindo o que os cidadãos pensam e esperam daqueles que têm a incumbência de representá-los.

    Fiquei positivamente impressionado com várias manifestações de vereadores, na reunião da Câmara desta semana, abordando assuntos relacionados a temas pertinentes à produção primária do município, que é justamente a proposta que esta coluna tenta difundir e destacar desde o longínquo ano de 1985, identificada com o título “Agricultura”, procurando sempre trazer para informações e reflexões temas vinculados, não tendo, todavia, a pretensão de querer que todos os leitores concordem com o conteúdo ou conceitos expressos.

    Permitam, caros vereadores, mencionar, inclusive, alguns nomes, até para que os agricultores e produtores rurais saibam da sua preocupação com um setor econômico muito importante para um expressivo número de famílias que mantêm atividades no município e que podemos considerar de profissionais na produção de alimentos.

    Airton Schmidt, Enéias Bruxel, Romano Kunzler, Paulo Grassi, Roque Haas e Vanderlei Majolo, utilizaram parte de seu precioso tempo, no grande expediente, para enfatizar a reinauguração das dependências da Secretaria Municipal da Agricultura, do seminário regional do leite, da entrega de implementos para Associação de Produtores, do programa troca-troca de sementes e de outros programas, como prestação de serviços, bem como a necessidade de ampliar incentivos públicos para o setor.

    O prédio reestruturado e reformulado da secretaria de Agricultura possivelmente reflete, com maior intensidade, a importância do papel da produção primária no conjunto da economia local. O setor abriga, além dos vários programas, o escritório da Emater, que são os pontos onde os agricultores buscam, com frequência, os apoios para suas atividades, como orientações, serviços e os encaminhamentos de importantes projetos de financiamentos e outros.

    Relativamente ao 6º Seminário do Leite é importante salientar o que hoje representa a produção de leite no município. Pois, diariamente são produzidos, em mais de 400 unidades familiares, em torno de 65 mil litros de leite, ou seja, 2 milhões de litros por mês, significando uma renda conjunta de aproximadamente dois milhões de reais mensalmente. É um dinheiro que circula e alavanca outros setores e atividades econômicos, provocando um grande efeito multiplicador.

    Esses dados impressionam e possivelmente melhorarão ainda mais com o crescimento do setor e o seu desenvolvimento técnico e tecnológico. Mas é preciso dar-se uma atenção especial para o quesito da sanidade animal. Há informações de que estão surgindo casos de tuberculose em algumas propriedades. Se verdadeiro, trata-se de um caso de grandes riscos.

    Cabe um parêntesis no assunto leite. Em Santa Catarina foi deflagrada uma operação, nesta semana, resultando na prisão de mais de 20 pessoas que estavam envolvidos em um processo de adulteração de leite, mediante adição de produtos químicos. Os maus elementos multiplicam-se e as punições deverão ser mais severas para coibir esses crimes.

    Sobre o troca-troca de sementes de milho, o comentário feito reforça o que esta Coluna alertou na semana anterior. Reconhece-se a ocorrência de problemas e a necessidade de corrigir algumas práticas, para manter a credibilidade do programa.

    Expointer 2014

    A partir da próxima semana estará acontecendo mais uma edição da Expointer em Esteio. Destaque para a expressiva participação da agroindústria familiar que é um setor que luta, há anos, para obter a condição de definitiva legalização. Ainda existem obstáculos a serem superados, apesar da boa aceitação da gama de produtos pelos consumidores.

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Estradas de Linha 32 e do Morro Gaúcho estão sendo alargadas

    17 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    Do interior de Travesseiro, a força da suinocultura e um recado aos jovens: “O campo ainda vai ser muito valorizado”

    30 de julho de 2025

    FIM DO TALÃO DE PRODUTOR NO RS

    27 de junho de 2025
    Não perca

    Obras em execução fortalecem infraestrutura e mobilidade

    9 de novembro de 2025

    Três importantes obras estão em andamento em Arroio do Meio, reforçando o compromisso da Administração…

    Pesquisador e documentalista fonográfico do Instituto Moreira Salles é recebido em Arroio do Meio

    8 de novembro de 2025

    Avançam obras de projetos habitacionais e de infraestrutura após enchentes

    8 de novembro de 2025

    Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

    7 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Obras em execução fortalecem infraestrutura e mobilidade

    9 de novembro de 2025

    Pesquisador e documentalista fonográfico do Instituto Moreira Salles é recebido em Arroio do Meio

    8 de novembro de 2025

    Avançam obras de projetos habitacionais e de infraestrutura após enchentes

    8 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Obras em execução fortalecem infraestrutura e mobilidade

    9 de novembro de 2025

    Pesquisador e documentalista fonográfico do Instituto Moreira Salles é recebido em Arroio do Meio

    8 de novembro de 2025

    Avançam obras de projetos habitacionais e de infraestrutura após enchentes

    8 de novembro de 2025

    Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

    7 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.