NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
      Recent

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » A decisão da Corte
    Isoldi Bruxel - Apartes

    A decisão da Corte

    adminBy admin5 de abril de 2018Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Por seis votos a cinco, incluindo o voto de desempate da ministra presidente, Cármen Lúcia, a Corte negou o pedido de defesa de Lula pela sua liberdade. O voto decisivo foi da ministra Rosa Weber que alegou manter coerência já que votou de forma parecida em votações anteriores. Era o voto dela que seria decisivo, uma vez que dos demais, por votações anteriores ou por entrevistas dadas na imprensa era deduzido o veredito. O primeiro a votar foi o Ministro Gilmar Mendes que decidiu a favor da defesa de Lula. Para não perder o voo a Portugal, onde tinha outros compromissos pediu que o voto fosse antecipado, no julgamento que começou às 14h e durou quase 11 horas. A atitude recebeu muitas críticas e foi vista como se o julgamento em questão fosse de segunda importância. Votaram a favor de Lula além de Gilmar Mendes, os ministros Dias Toffoli, Marco Aurélio, Ricardo Lewandovski e Celso de Mello.

    Edson Fachin, Alexandre Morais, Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux votaram contra a concessão do protelamento de defesa impetrada pelos advogados da defesa de Lula.

    Mudança política e jurídica

    Com a votação de quarta-feira ainda cabem recursos ao ex-presidente Lula, no TRF -4, onde os advogados de defesa podem pedir até o dia de 10 de abril, análise dos embargos já negados. Depois desta decisão, o juiz Sérgio Moro pode pedir a prisão e quando estiver preso ainda cabem recursos ao ex-presidente Lula, que dificilmente terá seu nome liberado para concorrer a presidente da República por ser vetado na Lei da Ficha Limpa.

    Com o rumo dos acontecimentos é preciso dizer que Lula não é nenhum demônio. Ele foi um dos políticos mais importantes que o país já teve, principalmente nos discursos e programas a favor dos mais pobres. Mas num regime democrático também precisa responder pelos seus erros. É importante que se destaque que Lula não é o único gestor político ou privado que cometeu crimes, mas a ele foi aplicada a lei, assim como tem sido a vários outros empresários, políticos e agentes principalmente a partir da Lava Jato. Esta é a expectativa e esperança do povo brasileiro.

    Mas engana-se quem pensa que finalmente vamos banir a corrupção deste país. Não. Mas aos poucos vamos combatendo e lutando contra a impunidade. Este é um longo e penoso exercício.

    O ministro José Barroso, que aliás, foi um dos indicados ao STF pela ex-presidente Dilma Rousseff tem dito e defendido: “A minha análise é de que celebrou-se de longa data, e com renovação constante, um pacto oligárquico, de saque ao Estado brasileiro, celebrado entre parte da classe política, parte de empresariado brasileiro e burocracia estatal. O Brasil se deu conta de que vivenciávamos uma corrupção que era sistêmica, endêmica. Não era produto de falhas individuais, de pequenas fraquezas humanas, era o programa, um modo de conduzir o país com um nível de contágio espantoso, que envolvia empresas públicas, privadas, agente públicos, privados, membros do Congresso, Executivo, da inciativa privada. Foi espantoso, o que aconteceu no Brasil”. As palavras foram ditas pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso, durante o Forum da ONU sobre Segurança Humana , em São Paulo, no início da semana. Na quarta-feira, foi um dos que votou contra o habeas corpus ao presidente Lula, seguindo a mesma linha de raciocínio com negativa para o HC , já que a condenação já havia sido dada em segunda instância.

    Barroso disse ainda que há uma onda contra a corrupção e que “estamos fazendo um esforço no Brasil para tomá-lo das mãos da elite extrativista e devolvê-lo à sociedade para que as pessoas, possam ser livres, iguais, participantes e possam confiar umas nas outras.”

    Oportunidade

    Com a guerra comercial entre Estados Unidos e China por conta da tarifação da importação do aço e do alumínio, a China dá o troco e vai tarifar vários produtos que são vendidos pelos Estados Unidos. Um destes produtos é a carne suína. No ano passado, os Estados Unidos venderam 275 mil toneladas de carne suína para a China. O Brasil, 48 mil toneladas. Com o tarifaço de 25%, para os Estados Unidos, o mercado chinês pode representar oportunidade de ampliar as vendas neste mercado para o Brasil a um preço mais competitivo. Claro que depende de uma série de fatores inclusive que os frigoríficos se habilitem.

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Depois do sucesso da Imove, foco nos desafios diários

    17 de outubro de 2025

    De hoje até domingo Arroio do Meio te espera na IMOVE

    10 de outubro de 2025

    Há poucos dias da Imove

    3 de outubro de 2025

    Lula na ONU

    26 de setembro de 2025
    Não perca

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    As lideranças comunitárias e representantes de entidades de Arroio do Meio serão homenageadas nessa segunda-feira,…

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.