NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025
      Recent

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025

      Alana Rohr é campeã estadual de ginástica de trampolim

      7 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Um amor perdido e um pote de Ri-do-Rato
    Trilhos Urbanos

    Um amor perdido e um pote de Ri-do-Rato

    adminBy admin9 de setembro de 2011Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Estava organizando cadernos e papéis em minhas entulhadas gavetas quando me deparei com a carta de uma ex-colega de jornal, lá dos anos 80, tempos em que ainda se escreviam cartas, coisa anterior ao e-mail ou o digitar das redes sociais. Ela lembrava um momento depressivo que vivera, agradecia meu apoio e dizia achar graça dos exageros, da brutal carência e falta de amor próprio que a levara ao gesto extremo de tentar acabar com a própria vida. E o fez com requintes de estilo. Redigiu um texto de frases feitas, citações de grandes poetas e ainda gravou um último adeus – voz compungida – entremeada por soluços de pura e sincera mágoa contra o mundo cruel. Ó dor! Viver um momento assim é realmente devastador, especialmente no caso dela, casada com um pacífico e dedicado professor neozelandês de Biologia, que chegara ao Brasil para um trabalho específico, apaixonara-se e só retornara a seus país de origem, quando o amor dele por ela acabara. Disse adeus sem meias-palavras e com sotaque gaúcho. Simplesmente pegou as malas e partiu.

    Ela chorou o que pôde. Ele ficou naquela do “te amo, mas não tanto…” até sumir por todo o sempre, como se nunca estivesse vivido pelas bandas do Sul. No vácuo criado, ela tentou recuperar-se com leitura, religião e negação, que é o maior mal, entre todos os casos de natureza amorosa. Quando se sentiu pior do que o mais vil dos seres humanos, um mero espécime rastejante, afogada pela torpeza dos sentimentos, perguntou-se diante do reflexo de mágoas: “és, afinal, mulher ou ratazana”? Optou pelo detestável roedor é claro. E correu à dispensa onde guardava produtos de limpeza. Procurou, e achou um pacote de veneno granulado para ratos. Abriu um espumante francês, Veuve Clicquot, que reservara para o jantar romântico que celebraria cinco anos de vida a dois. Uma primeira taça para lhe dar coragem e uma segunda para ajudar a digerir as quase dez pílulas que engoliu.

    E assim, brindando a cada momento feliz da relação, começou a sentir o efeito das pílulas. Entre choro e gargalhadas, ficava cada vez mais bêbada. De repente uma dor lancinante lhe torceu os intestinos. Um calor, uma força estranha, como se algo se movesse apressado em seu ventre e tentasse escapar desesperadamente de seu corpo. E correu ao banheiro, onde “foi aos pés” como se dizia antigamente na casa de seus avós, de forma nunca antes vista. Uma brutal, avassaladora diarreia lhe prendia ao vaso. Chorava temendo morrer daquele maneira estúpida, humilhante. Borrada e acocorada em um canto do banheiro. Mas, após mais alguns longos e sofridos minutos, tudo passou. E sentia-se melhor. Muito melhor. Aliviada. Vazia.

    Foi conferir o veneno. Deveria estar vencido, imaginou. E percebeu que tomara um forte remédio para prisão de ventre que seu ex-marido escondera ali, porque ela tinha mania de fazer dietas agressivas, com esse tipo de medicação. Voltou à razão e brindou a última taça da champagne francesa ao homem que a jogara ao fundo do poço e, de alguma maneira, a salvara do limbo em que vivia. Estava pronta, pós-catarse, ou melhor, pós-diarreia, para ser feliz. Amar, ou simplesmente curtir seu novo momento com mais independência e razão. “De alguma forma, ficou aquele último gesto de amor dele. Como uma prova de que tudo que se acaba pode ser reconstruído outra vez”. E que a vida dói. Mas vale a pena.

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Entre ondas quentes

    14 de fevereiro de 2025

    Bela na passarela da calçada

    7 de fevereiro de 2025

    Descasados em crise no verão

    24 de janeiro de 2025

    Filhos na balada, pais embalados

    17 de janeiro de 2025
    Não perca

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Quando deixou para trás Forquetinha, em 2009, e encontrou trabalho em Arroio do Meio, Ana…

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    Sociedade Esportiva Picada Flor reconstrói sede

    4 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    Sociedade Esportiva Picada Flor reconstrói sede

    4 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.