NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025

      SportFest 2025 é neste sábado no União

      14 de novembro de 2025

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Clari Fleck
    História Viva

    Clari Fleck

    adminBy admin2 de agosto de 2019Nenhum comentário6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Nascida em 1931, em Encantado, Clari Fleck adotou Arroio do Meio como sua cidade do coração. A história de Clari praticamente junta-se à do município, devido ao empenho à frente da tradicional Loja Fleck, que pertenceu à família do marido, Herberto Henrique Fleck, por várias gerações.

    o colegial em Lajeado, na década de 1940, como interna no Colégio Madre Bárbara. De lá, teve a oportunidade de transferir-se para o Colégio Bom Jesus Sévigné, de Porto Alegre, onde concluiu os estudos. Foi uma tia quem se dispôs a falar com seus pais e hospedá-la, para que estudasse na capital gaúcha. “Ela perguntou se eu gostaria de estudar em Porto Alegre e eu adorei a ideia. Foi, então, falar com meu pai e com minha mãe e lhes garantiu: ela vai morar comigo. Eles aceitaram”, lembra.

    Depois de formada, voltou para Encantado onde fez Contabilidade. Muito ativa e com vontade de trabalhar, passou a atuar junto com o pai, Vitório Carlos Gregoire, proprietário do Cartório de Registros de Imóveis de Encantado. O cartório foi herança do avô de Clari, Ernesto Gregoire. “Meu avô veio da Bélgica. Quando chegou em Encantado, ele tinha todos os cartórios, mas depois que adoeceu, os repartiu entre os familiares. Meu pai, Vitório, tinha 17 anos quando começou a trabalhar com meu avô”, conta.
    Clari casou-se com Herberto Henrique Fleck em 23 de maio de 1954. Conheceram-se em um baile de gala realizado na Sociedade Ginástica de Estrela (Soges). Seu noivado seguiu por um ano, enquanto era construída a residência onde ela mora até hoje, na rua General Daltro Filho, Centro de Arroio do Meio. O casal teve quatro filhos: Alexandre (in memoriam), Carlos, Júnior e Eduardo (in memoriam). E três netos: João e Carolina, filhos de Carlos e Karen, e Luísa, filha de Júnior e Sandra (in memoriam).

    Logo que mudou-se para o município, no princípio, Clari diz que sentiu-se uma ‘estranha no ninho’. “Conhecia a família do meu marido, a família da minha sogra e a família de dona Carola Poletto. Os Schneider, os Fleck e os Poletto. Meu marido trabalhava e eu ficava em casa, daí pensei: tenho que conhecer Arroio do Meio. Saí e fui caminhar pelas ruas sozinha”, relata. Quando passava em frente à uma residência, foi chamada e cumprimentada pelo nome. Tratava-se de Rosa Petry, mãe de Erni Petry. “Ela me chamou pelo nome e abanou para mim. E eu não conhecia ninguém aqui, fiquei tão contente quando isso aconteceu. E assim, aos poucos, eu fui conhecendo a cidade”, declara.

    Hoje, Clari declara o seu amor à Pérola do Vale. “Me adaptei tão bem. Aqui nasceram meus filhos e isso me dá uma grande satisfação pois amo este lugar. É muito bom de morar, pertinho de Porto Alegre, limpo e maravilhoso”, completa.

    Ela e o marido sempre tiveram muita preocupação com a educação dos filhos e procuraram estimulá-los e incentivá-los a ler e estudar sempre. O casal costumava frequentar muitos bailes de comunidades e kerbs e gostava muito de dançar. Também viajaram por vários países da América Latina, como Uruguai, Argentina e Chile.

    Junto à Loja Fleck por 40 anos

    Quando o filho mais novo, Eduardo, tinha mais de um ano, Clari sentiu que era hora de voltar ao trabalho. Foi quando o marido a convidou para juntar-se a ele na loja, como caixa. A Loja Fleck foi um dos principais pontos de comércio de Arroio do Meio e funcionou por 125 anos, cuidada por quatro gerações da família. Além de Herberto e Clari, os filhos Carlos e Eduardo também atuaram na casa comercial. Júnior estudou Engenharia Mecânica na PUC-RS e seguiu a carreira de formação.

    Clari trabalhou na Loja Fleck por aproximadamente 40 anos, o que lhe rendeu amizades e lembranças que guarda com carinho. “Eu conhecia as pessoas. Muitas vinham e me contavam os problemas, como quem precisa ouvir uma voz que anima um pouco. Era problema de família, de saúde, problemas com filhos. Eu sentia nelas que queriam uma palavra que as levantasse e eu conversava. Os que eram nossos fregueses, até hoje, quando encontro, cumprimento, converso e ficamos todos contentes”, diz.
    A loja era grande, ocupava meia quadra onde hoje existe a Fruteira do Centro, na rua Dr. João Carlos Machado. Tinha sempre muito movimento e comercializava desde artigos de armazém até tecidos e plantas. No início, chegou a vender fogões, geladeiras e demais eletrodomésticos.

    Clari ficou viúva em 2000 e os filhos Carlos e Eduardo tomaram a frente dos negócios. Com o falecimento de Eduardo, há um ano e meio, devido à diabetes, ela decidiu encerrar as atividades. “Já estava na hora. Meu sogro faleceu com mais de 70 anos, ali, sempre trabalhando e eu acho que a gente precisa dar uma pausa. Então, disse para o meu filho (Carlos), vamos fechar”, relata. A perda de dois filhos é um assunto muito doloroso. “Tive ajuda e tenho até hoje. Perder um filho é uma dor muito grande, só quem passa é que sabe. Eu achei que não iria superar, foi muito difícil, ” desabafa.

    Hoje, aos 88 anos, Clari segue muito ativa. Em casa, conta apenas com a ajuda de uma pessoa para a faxina mais pesada. “Eu faço o que eu posso, não quero ficar sentada sem fazer nada. Não quero me acomodar”, salienta. A agenda da semana é cheia, com dança sênior às segundas, pilates às terças, a faxina da casa às quintas, jogo de bingo com as amigas às sextas e carteado no sábado. Apenas as quartas-feiras são livres. “Gosto muito da minha casa, mas eu preciso me mexer. Não quero me entregar”, completa. As atividades são incentivadas pelo filho mais velho, que reside em Arroio do Meio.

    Em casa, sua companhia inseparável é Boris, um cão da raça shih-tzu de um ano e meio de idade, pelagem branca e preta e com um olho azul e outro castanho. Boris sempre recebe a dona com alegria quando ela chega em casa. “Esse cachorrinho que eu ganhei foi como um remédio muito bom para mim. Ele é muito amoroso. Se eu estou triste, logo ele nota e faz algo para me fazer sorrir”, descreve Clari.

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Aloysio Antônio Weschenfelder

    20 de dezembro de 2019

    Erica e Lanuin João Carlos Ritt

    13 de dezembro de 2019

    Willibaldo Guilherme Prediguer

    6 de dezembro de 2019

    Adailton Cezar Cé

    29 de novembro de 2019
    Não perca

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    O título de Melhor Fornecedor de Limpeza do RS no Carrinho Agas é mais uma…

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.