NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
      Recent

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » RENOVAÇÃO POLÍTICA OU MAIS UM DERBY?
    Resenha do Solano

    RENOVAÇÃO POLÍTICA OU MAIS UM DERBY?

    daianeBy daiane22 de junho de 2023Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    A abordagem breve da última coluna sobre a gincana foi uma estratégia intencional para atrair mais audiência e novos olhares para o pleito eleitoral de 2024. Ao que tudo indica teremos um Derby do PP de Danilo x MDB de Sidnei, e seus respectivos aliados.

    A terceira, quarta ou quinta vias, pela falta de tradição, terão mais dificuldades de manter o foco e a união e de encontrar caminhos de êxito, com riscos de auto rasteiras. E como sempre, todos os derrotados na majoritária e proporcional, vão tentar encontrar culpados, mesmo que o mais importante seja ‘participar’ para melhorar o debate.

    Assim como o ranking de pontuação e participação das equipes da gincana ao longo das décadas, haverá poucas mudanças na relação de cadeiras x siglas que vão compor o legislativo. A não ser que os novos líderes e cabeças pensantes multipliquem a energia da gincana e outras competições.

    A campanha eleitoral é um jogo multiestratégico cujo resultado impacta no futuro. Não depende apenas da capacidade de interpretação de leitores que apreciam obras de escritores renomados, e usam a internet para expor frases com mais de dez linhas sem pontuação, para receber muitos elogios e apoio.  E sim, da simplicidade, empatia e sensibilidade em reconhecer o impacto das drogas na violência pública, poder do esporte enquanto ferramenta de inclusão social e respeitar o empoderamento feminino. Como o de uma cantora, compositora, dançarina, multi-instrumentista, produtora, empresária, coreógrafa, atriz, modelo, filantropa e embaixadora da Boa Vontade da UNICEF, que conquistou mais de 50 prêmios internacionais, movendo multidões, num segmento muito mais concorrido e desafiador do que o de escritores e jornalistas.

    Dentre outras estratégias e habilidades necessárias para o convencimento do voto: truques de pirotecnia, hipnose e ‘orações’ que vão muito além dos riscos de integridade física de pirâmide humana, que geralmente nem são vistos pela Justiça Eleitoral.

    Se ‘Derby’ fosse uma ofensa, a La Liga, as Federações Paulista e Gaúcha, a CBF e a própria FIFA já teriam feito algo em respeito as outras equipes que quase nunca aparecem num pôster ou levantam troféus.

    Talvez certas dores estejam relacionadas com outras frustrações envolvendo situações ‘inimagináveis’. A renovação política NÃO começa por Brasília. Não adianta ter um posicionamento corajoso sobre assuntos distantes do STF, direita X esquerda em Brasília, e em âmbito local ser omisso, conivente e até aproveitador, não participar da renovação e deixar o Derby tomar conta.

    Sobre a capacitação de quem trabalha na imprensa: qualquer um pode trabalhar onde quiser. É só apresentar o currículo, ser aceito e ir para o fronte todos os dias. Não me surpreende a preocupação com os critérios de noticiabilidade, imparcialidade e opinião, sobre a cobertura de uma gincana. Todos ganharam espaços proporcionais até a fase decisiva.

    Já teve anos em que o The Horse foi atacado por participantes devido à vontade excessiva de vencer. Isso também acontece no Carnaval do RJ, na Lafa e Campeonato Brasileiro, que é bem mais vulnerável. Está sofrendo com esquemas de apostas, já sofreu com a máfia do apito e problemas no Clube dos 13 sobre direitos de transmissão e etc.

    Lembrando que a cobertura jornalística de uma campanha eleitoral tem regras bastante rígidas e a gincana é uma competição multidisciplinar sadia. Ninguém precisa se sentir melindrado. Antes de enviar ‘elogios’ por meio de terceiros é preciso olhar no pátio da própria propriedade e para si. Eu mais do que ninguém, estou na torcida por renovações, porque às vezes cansa tirar “foto” sempre dos mesmos e das mesmas coisas. Aos que disseram que o importante é participar, porém, se sentiram aborrecidos, um cordial aperto de mão e um fraternal abraço. Espero que renovem energias que também possam estar entre os vencedores com mais frequência na Gincana, na política e na vida.

     

    SEMENTES FÉRTEIS PARA RENOVAÇÃO POLÍTICA – Na saída da sessão ordinária de quarta-feira (páginas 08 e 09) chamou atenção a indagação da filha do vereador Marcelo Luís Schneider, Manuela, a respeito da frequência da filha de seu colega César André Kortz, Bruna, às sessões da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio. “É verdade que ela comparece a quase todas as sessões?” perguntou ao pai Marcelo que respondeu: “Sim, porque há grandes possibilidades dela sempre aprender algo novo”. As duas jovens foram homenageadas pelo desempenho numa competição de vôlei, juntamente com outras atletas. Paulo Steiner certamente está orgulhoso.

     Majolo quer pódio no Aloha Sprit

    – O surfista Juliano Majolo, 42 anos, do Centro de Arroio do Meio, está se preparando para a terceira etapa do Aloha Spirit que ocorre em Caraguatatuba no Litoral de SP no mês de setembro. A competição organizada pela Confederação Brasileira de Surf reúne inúmeros atletas de esportes aquáticos sem motor de todo o mundo. Majolo participará da modalidade de Stand UP Paddle de 2,5 km. Na última etapa em Saquarema no RJ ele conquistou a 4ª colocação. Experiente, começou a praticar o surf com 28 anos de idade após descobrir a doença de Parkinson, que lhe fez mudar a forma de enxergar a vida, o que levou a residir por muitos anos nos litorais catarinense e nordestino. Voltou recentemente para Arroio do Meio e passou a prestar serviços de jardinagem para estabelecimentos turísticos, que lhe fizeram despertar para a possibilidade de retornar a prancha e a água na prática de Stand Up. Atualmente integra o staff do Sub Club situado no bairro Carneiros em Lajeado, que reúne mais de 250 pessoas por fim de semana.Majolo procura apoiadores para inscrição, suplementação e reforço físico para os próximos meses de preparação. “São altos os custos envolvidos. Não quero só participar. Quero hastear a bandeira de Arroio do Meio no pódio. Quem me ajudar vai ter o nome ou marca divulgada na minha prancha”.
    daiane

    Postagens Relacionadas

    Denuncismo

    26 de abril de 2024

    Daer não participa da inauguração da ERS-482 em Arroio Grande

    19 de abril de 2024

    Polêmica do trecho não asfaltado da ERS-482

    12 de abril de 2024

    VRS-811

    28 de março de 2024
    Não perca

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    As lideranças comunitárias e representantes de entidades de Arroio do Meio serão homenageadas nessa segunda-feira,…

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.