Na noite da última terça-feira, dia 31 de outubro, o Dallas Country Club em Capitão foi o palco de uma animada roda de conversa sobre turismo. O evento reuniu uma gama diversificada de participantes, incluindo figuras proeminentes da região, líderes empresariais e representantes do poder público.
Entre os presentes estavam Charles Rossner, presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), e Jeferson Gonzatti da Silva, proprietário do renomado Gariba Cabanas. Além deles, membros do poder público e do legislativo local, representantes da Associação Comercial, proprietários do trade turístico local e potenciais investidores se fizeram presentes.
A roda de conversa foi cuidadosamente organizada pela diretoria do Conselho Municipal de Turismo do Município (Comtur) e pela Amturvales. A iniciativa busca fomentar discussões e análises destinadas a identificar estratégias que impulsionem o desenvolvimento contínuo do setor turístico na região.
Para Daiane Fachini, presidente do Comtur, este evento marcou um ponto de virada significativo. Ela expressou sua crença na importância de observar o potencial da cidade e ressaltou que “o turismo não é construído apenas pelo poder público ou iniciativa privada, mas sim pelas mãos de muitos.”
Essa reunião mostrou o comprometimento das partes envolvidas em colaborar para impulsionar o turismo em Capitão e, ressaltou a importância da parceria público-privada nesse processo. À medida que novas estratégias e iniciativas são debatidas e planejadas, o município está no caminho certo para se tornar um destino turístico ainda mais atrativo e próspero.
DOAÇÃO DE IMÓVEL PARA CENTRAL DE POLÍCIA – Apesar das críticas e dúvidas em torno do direcionamento da área institucional para construção de uma Central de Polícia, na rua Érico Veríssimo, no bairro Medianeira, as informações que tínhamos até o fechamento desta edição (18h de quarta-feira, dia 1º) eram de que o projeto seria aprovado na Câmara de Vereadores de Arroio do Meio.
O presidente da Casa, Paulo Roberto Heck (MDB), até sugeriu área institucional na rua Caribe, bairro Dom Pedro II, nas imediações do Supermercado da Dália, pelo melhor posicionamento estratégico. Entretanto, a área já foi direcionada por escrito para uso dos moradores do bairro pelo programa Adote um Jardim, durante o governo anterior.
A distância dos dois pontos até a quadra do Banrisul é praticamente a mesma de 1,5km. Porém, no atual momento, a localização da rua Caribe é menos impactada por congestionamentos, em decorrência da travessia por baixo da ERS-130, existente na ponte do arroio Grande, pela rua Juscelino Kubitscheck. Entretanto, boa parte do entorno ficará ilhada em novas em enchentes.
Na reunião realizada entre representantes do poder público e órgãos de segurança na noite de segunda-feira, 30, na Câmara de Vereadores, todas as partes entenderam que a melhor localização seria no Centro, por questões logísticas e de atendimento ao público. O Capitão do 22º Batalhão da 3ª Cia da Brigada Militar de Arroio do Meio Jorge Engster observou que, excepcionalmente, em decorrência da calamidade pública, o governo estadual está encaminhando recursos para reconstrução de quartéis e que em épocas de normalidade geralmente estes investimentos acabam sendo feitos pela própria comunidade. A Delegada Dieli Caumo Stobbe reforçou que a DP está se transferindo da sala provisória na Casa do Museu para sala do terceiro andar no edifício na esquina das ruas Visconde do Rio Branco e São José, no Centro.
Como a burocracia é comum nos repasses de recursos em âmbito federal e estadual, a expectativa dos líderes locais é que durante a tramitação ‘surja’ outra área no Centro ou mais próxima, para aplicação desta verba, o que demandará apenas de ajustes na matrícula e alinhamento do projeto de engenharia.
PISTA CENTRAL PARA ACESSAR O AIMORÉ – Nesta semana, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) deu início a obra para execução de uma pista central para acessar ou sair da rua Helmuth Kuhn pelo bairro e pista lateral para quem segue livre (para o Centro de Arroio do Meio ou Lajeado. A reivindicação foi feita em 14 de agosto pelos vereadores Paulo Roberto Heck (MDB), Nelson Paulo Backes (PDT) e Vanderlei Majolo (PP), o assessor Diego Girelli e empresário Valmir Graef, ao presidente da EGR , Luis Fernando Záchia. O encontro foi intermediado pelo deputado estadual Luciano Silveira (MDB).
SOS PIX RS – Mais de 400 Micro Empreendedores Individuais (MEIs), Autônomos, Pequenos Agricultores, Pescadores e Artesãos de Arroio do Meio que foram atingidos pela enchente do início de setembro, se cadastraram na campanha SOS Rio Grande do Sul, do governo do Estado. O socorre é operacionalizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e entidades. O auxílio será repassado para aqueles que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo Comitê Estadual. A assessora da Casa Civil do governo estadual Mareli Vogel revela que em breve será divulgado o local e a hora para programar o pagamento. “Não estão sendo beneficiados atingidos de forma indireta”.
DESCARTE IRREGULAR NO ANTERES XIX – Um morador do loteamento Antares XIX em Bela Vista está indignado com descarte irregular de lixo e entulhos em diversas ruas do bairro. Especialmente em local onde há placas indicando a proibição devido à recorrência. “As placas foram protocoladas há três meses. Minha dúvida é se há dificuldades de leitura ou de interpretação”.