O Bicentenário da Imigração Alemã será lembrado em Arroio do Meio com um ato simbólico, no próximo dia 25, data que marca a chegada dos primeiros colonos em solo gaúcho, em 1824. A solenidade será realizada na Praça Flores da Cunha, junto ao marco que celebra a parceria de cidades-irmãs entre Arroio do Meio e Boppard, a partir das 9h. Haverá badalar de sinos em todas as comunidades e também a participação do Coral Municipal de Arroio do Meio (Comam).
A atividade é organizada pelo Projeto 2024, integrado pela Associação Cultural e Musical de Arroio do Meio (ACMA) e o Círculo de Amigos de Boppard em Arroio do Meio, e toda a comunidade é convidada a participar. O coordenador do Projeto 2024, José Eduardo Ely, salienta que mesmo que a enchente tenha ocasionado o cancelamento de algumas atividades programadas, é importante lembrar a passagem dos 200 Anos da Imigração Alemã, já que a partir dela o estado teve avanços consideráveis em vários segmentos.
“A imigração, iniciada pelos alemães, teve contribuição marcante para o Rio Grande do Sul e o Brasil. Merece ser celebrada”, avalia. Eduardo afirma que todo o trabalho de preparação para o Bicentenário foi muito positivo em Arroio do Meio. Destaca o sucesso das Rodas de Conversa, que reavivaram o falar em alemão nas comunidades, o livro sobre o canto coral, bem como a lei que institui a última semana de julho como a Semana da Cultura Alemã, que vai continuar repercutindo nos próximos anos. “A lei dá força para que se procure desenvolver novas atividades alusivas à cultura alemã. Esperamos que mais pessoas tenham tomado conhecimento da importância da imigração e possam dar continuidade a esta sementinha que plantamos com o Projeto 2024.
DEUTSCHER ABEND
Já no dia 27 de julho, a Comunidade Evangélica São Caetano, no bairro Aimoré, sedia o XVIII Deutscher Abend, que encerra as atividades alusivas ao Bicentenário em Arroio do Meio. A programação inicia às 19h, na igreja, com culto ecumênico animado pelo Coral Concórdia, de São Caetano. Na sequência, às 20h30min, será servido café com carnes e iguarias da culinária alemã e teutobrasileira no salão. Na noite também haverá apresentações artísticas com o Grupo de Danças Helmuth Kuhn e Schtena Big Band. Os convites, que são limitados, podem ser adquiridos com os integrantes da diretoria da comunidade, bem como na Loja do Alemão, no Escritório Ely e na Hilgert Imóveis, ao valor de R$ 70.
FILME
A exibição do filme Die andere Heimat – Chronik einer Sehnsucht, que estava prevista para ocorrer na Casa do Museu, foi cancelada. O link do filme, que é legendado, foi disponibilizado na página do Projeto 2024, no Facebook.


