NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Serviço prestado pela Corsan é tema de encontro entre Executivo e Legislativo

    10 de abril de 2026

    Evento destaca tradição alemã com dança e integração entre jovens

    10 de abril de 2026

    Marques de Souza escolhe sua nova Corte de soberanas nesta sexta-feira

    10 de abril de 2026
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Picada Flor reinaugura sua sede

      7 de março de 2026
      Recent

      Picada Flor reinaugura sua sede

      7 de março de 2026

      Intercamping conhece campeões neste sábado

      6 de março de 2026

      Arroio do Meio sedia etapa da Copa Sesc MTB neste domingo

      28 de fevereiro de 2026
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Décadas de fé e missão: Pastor Jair celebra 30 anos de ministério
    Cotidiano

    Décadas de fé e missão: Pastor Jair celebra 30 anos de ministério

    O Alto TaquariBy O Alto Taquari7 de março de 2026Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Instalação do pastor Jair, em Arroio do Meio, no ano de 1996
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Três décadas dedicadas à fé, à comunidade e ao chamado pastoral. Aos 54 anos, o pastor Jair Erstling celebra 30 anos de vida religiosa, marcados por vocação precoce, sólida formação teológica e uma trajetória construída com o apoio da família e da comunidade. Morador do bairro Bela Vista, ele compartilha essa caminhada ao lado da esposa, Celene Raquel Erstling, e das filhas Júlia Camila e Bianca Sofia. Para marcar a data haverá culto festivo no sábado, dia 7, e após jantar por adesão, no S.E.R. Bola Cheia, em Bela Vista.
    Filho de Aloisio Erstling (in memoriam) e de Alice Erstling, hoje com 81 anos, Jair relembra com gratidão o incentivo recebido desde cedo. “Meus pais sempre me apoiaram e pagaram todos os meus estudos, mas sem pressão. Diziam que, se eu quisesse desistir, as portas de casa estariam sempre abertas”, conta. Nas férias, o pai ainda o convidava a permanecer na lavoura com a família, mas a decisão de seguir o ministério pastoral já estava firmada em seu coração.
    O desejo de ser pastor surgiu ainda na infância. “Sempre quis ser pastor. Motivo específico não tenho. Apenas queria ser pastor. Ao mesmo tempo entendo como um chamado divino, porque é Deus quem governa a nossa vida”, afirma. A vocação foi sendo fortalecida ao longo da formação na Comunidade Evangélica Luterana Betel, onde estudou da primeira à quinta série. O ensino religioso, a leitura bíblica e a música cristã faziam parte do cotidiano escolar, sob orientação do pastor Reverendo Wili Redel.
    Após o ensino confirmatório e a conclusão do Ensino Fundamental e Médio em Alecrim, o jovem Erstling ingressou na Faculdade de Teologia do Seminário Concórdia, em São Leopoldo. Foram seis anos de formação intensa. Nos primeiros anos, além das disciplinas teológicas, enfrentou o desafio das línguas antigas, o Hebraico, o Grego e o Latim; além de Inglês, Alemão e Português, somadas a matérias como Filosofia e Psicologia. “A exigência do curso era bem alta. Morar longe da família e lidar com as línguas antigas foram grandes desafios”, relembra.
    Nos anos seguintes vieram as disciplinas específicas de Teologia, a Teologia Prática e os pré-estágios. O estágio pastoral foi realizado em Arroio do Meio, em 1994, marcando o início de uma ligação especial com o município. No último ano do curso, ainda conciliava atividades em uma congregação em Santa Maria, recebendo convites para atuar nas duas cidades ao final da formação. A escolha por Arroio do Meio, em 1996, definiu o rumo de sua trajetória ministerial.

    INÍCIO DESAFIADOR

    Integrante de uma das menores turmas da história da instituição, com apenas sete formandos, o pastor Jair construiu uma caminhada pautada pela dedicação e pelo compromisso com a missão pastoral. Erstling veio para atuar como segundo pastor, mas em apenas quatro meses passou a responder sozinho por toda a paróquia. À época, o trabalho incluía comunidades em Picada Felipe Essig, em Travesseiro, e Linha Bastos, em Marques de Souza, além da Escola São Paulo, onde atuava como capelão e professor. “Foi um período de muito aprendizado e responsabilidade”, relembra.
    Ao longo dos anos, criou laços profundos com membros da comunidade, vínculos que tornaram alguns momentos especialmente dolorosos. “Alguns sepultamentos foram bem difíceis, porque eram grandes amigos”, destaca. Ele também reconhece que trabalhar com pessoas exige equilíbrio e maturidade. “Nem sempre é simples. Muitas vezes nos decepcionamos, e isso também acontece no trabalho pastoral”, afirma.

    FORTALECIMENTO DA FÉ

    Entre os períodos mais desafiadores, o pastor cita a pandemia e as enchentes que atingiram a região. “Foram momentos extremamente difíceis, mas, pela graça de Deus, superamos e saímos fortalecidos”, afirma. Apesar das adversidades, ele destaca as inúmeras alegrias vividas ao longo da caminhada: cada culto celebrado, cada visita realizada e cada batizado conduzido. Entre os marcos estruturais, estão a inauguração da igreja de Picada São Paulo, em Capitão, e da igreja da Congregação Bom Pastor, no bairro São Caetano, momentos que simbolizam crescimento e consolidação do trabalho.
    O integrante da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), comenta que a congregação não ordena mulheres ao ministério pastoral, mas observa que os desafios da pregação se intensificaram nos últimos anos. O avanço dos meios de comunicação e o volume de informações disponíveis tornaram o cenário ainda mais competitivo. “A concorrência é gigante. Nessas horas lembramos que o que anunciamos não são palavras humanas, mas palavras divinas. Nós pregamos, o Espírito Santo age”, afirma.

    MENSAGEM DE VIDA

    Ao dirigir uma mensagem aos jovens que pensam em seguir o ministério pastoral, o pastor é direto: “Vale a pena aceitar esse chamado. É um grande desafio, com dificuldades, preocupações e momentos tristes, mas também de realizações, alegrias e a satisfação de estar conduzindo pessoas a Deus e à vida eterna no céu.”
    Trinta anos depois do “sim” inicial, o pastor Erstling segue convicto de que aquele desejo de infância era, de fato, um chamado e que a missão continua.

    O Alto Taquari

    Postagens Relacionadas

    Marques de Souza escolhe sua nova Corte de soberanas nesta sexta-feira

    10 de abril de 2026

    Luiza Rafaela Barth: talento sobre rodas e diante das câmeras

    5 de abril de 2026

    Outono traz aumento de doenças respiratórias e pede mais cuidados

    28 de março de 2026

    Arroio do Meio se prepara para receber eventos no mês das mulheres

    1 de março de 2026
    Não perca

    Serviço prestado pela Corsan é tema de encontro entre Executivo e Legislativo

    10 de abril de 2026

    Com o objetivo de tratar de assuntos de interesse da comunidade, a Administração Municipal promoveu…

    Evento destaca tradição alemã com dança e integração entre jovens

    10 de abril de 2026

    Marques de Souza escolhe sua nova Corte de soberanas nesta sexta-feira

    10 de abril de 2026

    Casos de furtos se intensificam e geram alerta no bairro Dona Rita

    10 de abril de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Serviço prestado pela Corsan é tema de encontro entre Executivo e Legislativo

    10 de abril de 2026

    Evento destaca tradição alemã com dança e integração entre jovens

    10 de abril de 2026

    Marques de Souza escolhe sua nova Corte de soberanas nesta sexta-feira

    10 de abril de 2026

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Serviço prestado pela Corsan é tema de encontro entre Executivo e Legislativo

    10 de abril de 2026

    Evento destaca tradição alemã com dança e integração entre jovens

    10 de abril de 2026

    Marques de Souza escolhe sua nova Corte de soberanas nesta sexta-feira

    10 de abril de 2026

    Casos de furtos se intensificam e geram alerta no bairro Dona Rita

    10 de abril de 2026
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2026 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.