O maior evento da terra da bergamota novamente confirmou a tradição. Realizada desde 1975 no distrito de Bela Vista do Fão, a Festa da Bergamota atraiu no domingo cerca de 1,2 mil pessoas à localidade. Dentre o público visitante, cinco ônibus trouxeram 250 pessoas de Porto Alegre. “São ex-moradores e pessoas que ficaram fascinadas pela edição do ano passado e agora retornam, trazendo mais amigos”, relata Darci Viéceli, organizador do grupo.
Às 6h, o badalar do sino da igreja católica anunciava e acordava a comunidade para a missa que abria oficialmente os festejos. No ginásio esportivo do Grêmio Guarani, o chimarrão foi a marca principal da recepção. O concurso de conjuntos de bergamotas teve a participação de 105 produtores. O almoço típico constou de sopa de capeletti, polenta, massa, carnes de rês e porco, saladas diversas e outros. Como sobremesa o público pôde degustar em torno de 600 quilos de bergamota distribuídos gratuitamente. Os estandes de produtos coloniais e de artesanato tiveram grande movimentação.
Foi eleita Boneca da Festa a menina Camile Vitória Constantin e Piá da Festa Alisson Henrique Zerves. A banda JP animou a tarde até o encerramento do evento por volta das 18h. “Foi uma das maiores festas graças à participação de toda a comunidade”, declarou o presidente da comunidade católica, Vendelino Rabaiolli. Também participaram da organização o Grêmio Esportivo Guarani e a escola Frei Antônio.
Premiados no concurso de conjuntos de bergamotas: variedade Céu: segundo lugar: João Victor Saghetti e primeiro lugar Tais Barbieri; variedade: Dancy: segundo lugar: Vinicius Casagrande e primeiro lugar Alana Bettio: variedade Montenegrina: segundo lugar:Ademir Barbieri e primeiro lugar Nei José Rabaiolli; variedade Morkot: segundo lugar: Larissa Henicka e primeiro lugar: Catiana Giovanella; variedade Ponkan: segundo lugar: Valdecir Henicka e primeiro lugar Gisele Brunetto e variedade comum: segundo lugar: Juliano Petrini e primeiro lugar: Tairon dos Santos. O prêmio destaque foi para Vilma Finatto.
Já os premiados dos produtos derivados da fruta foram: bolo – segundo lugar: Inês de Mari e primeiro lugar: Lenice Casagrande; pudim – segundo lugar: Rosane dos Santos e primeiro lugar: Neusa Bottega; cuca – segundo lugar: Metilde Casagrande e primeiro lugar: Francisca Rabaiolli; rocambole – segundo lugar: Mafalda Ghilardi e primeiro lugar: Rita Zanoni e sagu – segundo lugar: Terezinha Borghetti e primeiro lugar Salete Schena. Nas melhores polentas foram premiadas: segundo lugar Adélia Compagnoni e primeiro Neide Trombini.