Os festejos dos 187 anos da imigração alemã no RS iniciaram na última quarta-feira, dia 27, com culto ecumênico realizado na Igreja Luterana São Paulo e celebrado na língua alemã pelo pastor Jair Ertsling (IELB) e pelo padre Paulo Hoffmann. A cerimônia religiosa contou com a participação do Coral Municipal de Arroio do Meio sob a regência de Adriano Prediger.
Hoje, 29, a partir das 19h30min, os organizadores da VII Deutsche Abend recepcionam o público no salão da Comunidade Luterana São Paulo com a peculiar alegria da bandinha e do colorido das flores. Os cartões para o jantar foram todos vendidos antecipadamente e não haverá vendas no local. No caprichado cardápio, iguarias típicas da gastronomia germânica com variedade de pães e cucas com acompanhamento de nata, melado, kasschimer, diversas opções em schmier, linguiça, morcela, tripa recheada e carne suína. Complementa a mesa o tradicional apfelstruddel, um saboroso folhado recheado com maçãs, e um delicioso café com leite, além de serviço de copa. Na mesa, produtos das marcas Fritz e Frida e Mimi dão qualidade e mais sabor ao atraente cardápio. Na animação, a alegria contagiante da bandinha formada por Adriano Prediger e Ervino Sulzbach e apresentações de danças do folclore alemão com os grupos arroio-meenses Helmuth Kuhn e Frohsinn. As apresentações encerram com a tradicional poloneise promovendo a integração e descontração entre os convidados.
A comissão organizadora é liderada pelas irmãs Ilse e Marlise Thomas, com o auxílio dos casais Inácio e Nila Graf, Cesinha e Sidnei Wollinger, Loraci e Nédio Kich, Angelica Diefenthaler e Norton Campos, Marlene e Enio Kunzler, Leonelo Queiroz, Asselo Frehlich e Selmiro Theves. A programação conta com o apoio da Administração Municipal, Núcleo Municipal de Cultura, Comunidade Luterana São Paulo e Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Comemorado em Arroio do Meio desde 2005, o 25 de Julho – Dia da Etnia Alemã no RS – foi instituído através da lei 12.013/2003, marcando o desembargue da primeira leva de colonos alemães na colônia de São Leopoldo, em 25 de julho de 1824.