Integrando a programação de aniversário da Biblioteca Pública Municipal Barão do Rio Branco, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura promove a Quinzena do Perdão, de 15 a 31 de agosto. Durante este período, os leitores em débito com a biblioteca poderão devolver os livros em atraso com isenção da multa.
Criada em 29 de agosto de 1969, conforme a lei n°22, sancionada pelo então prefeito Benito Jacob Johann, a biblioteca está instalada desde setembro de 2008 junto ao prédio da secretaria de Educação, na rua Dr. João Carlos Machado, nº 1000. O espaço conta com um acervo de cerca de dez mil obras, dentre literatura infantil, nacional e estrangeira, jornais, revistas e livros para pesquisa.
Contemplada em 2010 com o Kit de Modernização de Bibliotecas Públicas, via edital federal do Ministério da Cultura, a Barão do Rio Branco incrementou seu acervo com mil exemplares novos e aguarda o recebimento de computadores até o final deste ano. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 16h45min, sendo que em quinta-feira, estende-se das 16h45min às 19h, possibilitando acesso àqueles que trabalham durante o dia.