O grupo de canto, formado unicamente por homens, e considerado um dos mais antigos da região, comemora neste domingo 125 anos de atividades em evento que reunirá centenas de cantores integrantes de corais especialmente convidados.
A história da entidade remonta a 15 de agosto de 1886. De acordo com o historiador Wolfgang Collischonn, natural da localidade, embora na maioria das comunidades fundadas por descendentes de alemães as primeiras entidades a serem criadas tivessem sido a igreja e a escola, no caso de Marques de Souza, foi diferente. “O primeiro sinal de uma vida comunitária organizada foi a fundação do “Gesangverein Apollo (Sociedade de Canto de Homens Apollo) em 15 de agosto de 1886”, destaca. Os integrantes do Coro Apollo na sua primeira formação registrada em ata foram Wilhelm Closs, Jacob Closs, João Heineck, Carlos Jaeger, Georg Heinrich Becker, Wilhelm Appelt, Jacob Scheuermann, Gustaf Diesel, Wilhelm Diesel, Heinrich Becker Filho, Josef Forscter, Carl Kral, Nicolaus Justen, Johann Pottr, Peter Andrés, Bernhard Busch, Valentin Busch, Phillip Gross, Friederich Becker, George Becker, Cristian Becker, Phillip Essig, Frederich Jaeger, Luis Jaeger, Ferdinand Bechlin, Wilhelm Foltz e Friederich Heineck.
No próximo domingo, os atuais integrantes, coordenados pelo regente Telmo Körner, recordarão festivamente os feitos dos pioneiros, acompanhados pelos grupos de canto Misto Alegria de Barra do Rui Barbosa, Canudos do Vale; 20 de Maio de Conventos, Lajeado; Misto da Comunidade Evangélica de Marques de Souza; 25 de julho de Linha Atalho; Oase Marta Maria; Família Ahlert, de Westphália; Unidos de Linha Bastos; Misto da Comunidade, de Lagoa dos Três Cantos; Primeiro de Maio, de Linha Orlando, e Santa Rita, do Paraguai. Na programação coordenada pelos dirigentes Hélio Kuger e Adelar Datsch, consta pela manhã recepção aos corais com chimarreada com erva-mate cultivada, apresentações dos corais na igreja da IECLB e almoço. À tarde haverá apresentação do grupo de danças alemãs, categoria oficial, e reunião-dançante com animação da banda Encontro Alegre, de Forquetinha. Cartões antecipados para almoço estão disponíveis na Fruteira Mertz ou com a diretoria da comunidade a R$ 13. No dia o custo será de R$ 15.