Mais de 70 cavalarianos participaram do desfile de abertura dos festejos da Semana Farroupilha do CTG Querência do Arroio do Meio, realizado no domingo, dia 11. Às 10 horas, após a cavalgada que seguiu pelo bairro Medianeira, Rui Barbosa, Travessão para Dona Rita, São Caetano, Aimoré e Centro, voltando para o CTG, foi realizada a solenidade com acendimento da Chama Crioula.
Na cerimônia dirigida pela tradicionalista Regina Ferreira Rodrigues, foi renovado o compromisso firmado em 1947 por Paixão Cortes em Porto Alegre, para manter viva a identidade gaúcha, fruto das batalhas sangrentas e do orgulho da colonização brava e ordeira.
O patrão do CTG, Marcelo Guimarães, ressaltou que o tradicionalismo vem se fortalecendo e salientou que os CTGs hoje prestam um serviço à comunidade, sendo uma extensão dos ambientes familiar e escolar. “A invernada mirim prolifera a disciplina e o patriotismo, bem como as doutrinas do cavalheirismo e da cortesia, e ainda promove engrandecimento sócio intelectual através da cultura”.
Ainda durante o dia 11, ao meio-dia foi servido churrasco de costelão e na parte da tarde aconteceram atividades campeiras.