Segundo dados do Ibama, o Brasil tem hoje cerca de 395 espécies e subespécies animais em extinção, não contados aí os peixes e os crustáceos. Na lista dos animais brasileiros ameaçados estão a onça pintada, o jacaré-de-papo amarelo e o mico-leão-dourado.
O panorama é similar no mundo todo. Anos atrás ficou muito conhecido o slogan “Salvem as baleias”, quando um grupo de pessoas iniciou uma campanha séria em favor da preservação desses mamíferos e conseguiu resultados animadores. Por isso mesmo a frase “Salvem as baleias” ficou sendo uma espécie de símbolo da luta em favor de espécies ameaçadas.
*****
Se você procurar na internet, vai encontrar milhares de sites que tratam do assunto. Vai ver que também a Organização das Nações Unidas se preocupa com a matéria. Entre os oito objetivos do milênio para promover o desenvolvimento, um trata das espécies animais e vegetais ameaçadas. Existe até uma “Declaração Universal dos Direitos dos Animais”, que ainda espera ser assinada por muitos países. Ela certamente ajudaria a proteger os animais- não só de extinção como de negligência e maus tratos.
******
De forma simplificada, se pode dizer que a principal causa do perigo que ameaça os animais é o descaso com as necessidades deles. Ou seja, as pessoas estão pouco se lixando para garantir-lhes as condições de vida. Os animais estão aí, mas é como se não existissem. Que se arranjem, se puderem.
*****
É bom proteger os animais. Mas o que eu estou querendo dizer é o seguinte: se existe a preocupação com os animais, o que dizer da necessidade de se preocupar com as crianças? Quem mais do que as crianças precisa de proteção e cuidado? Quem mais do que as crianças merece a chance de se desenvolver plenamente e de preparar um futuro feliz?
É por isso que a campanha recentemente lançada pela Associação dos Menores de Arroio do Meio, a Amam, demanda a nossa colaboração. Nada contra salvar as baleias, mas, por favor, primeiro as crianças. As crianças vêm em primeiro lugar.
Cada um de nós pode encontrar um modo de ajudar. E nem precisa esperar por convite nenhum, é só telefonar para (51) 3716 3428 e oferecer colaboração. Como diz o slogan da campanha: crianças AMAM amigos.