Votos de Boas Festas chegam pelo correio. As mensagens falam de “um ano novo cheio de felicidade” ou coisas assim. É legal receber um cartão com palavras bonitas. É interessante pensar que, se todos os nossos amigos mandarem mensagens tão positivas, pode acontecer de fato que “todos os dias de 2012 sejam repletos de alegria e prosperidade”.
E a gente, claro, não quer outra vida. Se for pelo nosso desejo, não vai rolar uma lágrima no ano que vem. Só festa vai ter, só alegria. Nós queremos que tudo dê certo, que nada saia do trilho ou fuja ao controle.
O estilo de vida moderno alimenta a fantasia da felicidade total. Esconde tudo que é triste. Procura ignorar a velhice, a doença e a morte. O estilo de vida moderno dá asas para a criança que mora no fundo de todos.
§§§
No fundo de nós habita uma criança, aquela mesma que quer para si todos os brinquedos da loja, aquela que faz um escarcéu, se é contrariada. Lá bem no fundo continua escondida a criança que só quer doce na mesa, que não aceita ajuntar o brinquedo espalhado, que recusa dormir na hora que deve.
Mas, claro, o desejo é uma coisa; outra coisa é a vida real.
§§§
O nascimento de Jesus se dá num cenário de inverno e pobreza. José e Maria não encontram lugar em estalagem nenhuma. Faltam roupas para abrigar o menino que nasce. A manjedoura de palha, o calor dos animais ao redor é o conforto que existe. José e Maria têm de encarar a penúria e fazer o possível para minorar a pobreza do ambiente.
Jesus é o filho de Deus. Com toda a certeza podia ter escolhido nascer em melhor situação.
Aqui está, eu acho, um ensinamento para buscar no Natal. Somos todos frágeis, carentes, pequenos. Nada é perfeito. Mas a exemplo da sagrada família, podemos aceitar as limitações com toda a humildade e com a nossa presença aquecer o ambiente. Com o poder da amizade, podemos melhorar o espaço ao redor. Nós podemos ser uma presença de paz. Só não podemos afastar o sofrimento da vida.
§§§
Tomara que a gente atravesse o ano de 2012 com serenidade. Nem precisa haver alegria em tempo integral. Mas que não nos falte nem fé nem coragem.
Boas Festas a todos!