As chuvas do final de semana deram um novo ânimo para os produtores rurais. Embora não seja possível reverter as grandes perdas no milho, no feijão e em outras culturas já muito atingidas até então, o quadro geral tomou novo fôlego. Segundo o secretário municipal da Agricultura, João Bogorni, a produção de soja deverá ser recuperada em sua maior parte. Além disso, as pastagens revigoraram, melhorando as condições para o trato dos animais.
De acordo com Bogorni, ainda não choveu o suficiente para a reserva de água e nem para recuperar os níveis dos arroios, mas o clima está mais ameno e a previsão é de que ocorram mais chuvas nos próximos dias. “A expectativa que temos é no milho safrinha. Do milho que se perdeu agora, aproveitamos o que foi possível para fazer silagens. Esperamos que os produtores replantem suas culturas e invistam agora no safrinha, aproveitando as chuvas recentes”, comenta.
Para Andréia Scmidt, técnica agropecuária que no momento responde pelo escritório municipal da Ascar/Emater – RS, substituindo Vivairo Zago que está de férias, a chuva foi um alívio em todos os sentidos: “No lado econômico, afetou diretamente a produção, recuperando as pastagens e atenuando as perdas. E também deu efeito positivo no lado social, porque trouxe novo ânimo para os produtores continuarem plantando e investindo em sua produção”.