O espaço ocioso entre a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Princesa Isabel e o ginásio do bairro Rui Barbosa já não é mais o mesmo, desde que iniciaram, há duas semanas, os preparativos do terreno que irá receber o auditório da escola, reivindicado há anos por toda a comunidade escolar. O novo espaço terá uma área de 180 metros quadrados e prevê a infraestrutura com auditório e palco, para posterior ampliação de segundo piso. O investimento é de R$ 150.151,72, provenientes de recursos próprios do município. A empresa contratada via processo licitatório é a Pinoh Engenharia Ltda, que tem o prazo de três meses para entregar a obra pronta.
Segundo o secretário de Planejamento, Henrique Meneghini, o primeiro passo foi a escavação mecânica do terreno para remoção de material rochoso, o que atrasou em alguns dias o início das obras, já que o processo não estava previsto inicialmente. Concluída esta etapa, teve início na última semana a execução da fundação da obra, com a construção das sapatas de concreto. Atualmente a obra segue com a execução das vigas de concreto armado, para posterior início da construção das paredes de alvenaria.
A necessidade do auditório se explica pela falta de um espaço apropriado para reuniões, assembleias com pais, apresentações de alunos, e opção para dias de chuva, de acordo com a diretora da escola, Marli Körbes. Segundo ela, a reivindicação pelo auditório é antiga. “Já tivemos um auditório que foi transformado em salas de aula devido à demanda de alunos. Essa é uma conquista para toda a comunidade de Rui Barbosa, já que a escola é um local aberto para reunir toda a comunidade”, comemora.