O turismo é apontado como um negócio de futuro. Ao que se diz, de cada nove postos de trabalho que atualmente são criados no planeta um, se localiza no nicho do turismo.
Fala-se, igualmente, do potencial que temos no Vale do Taquari, seja em função da geografia e dos abundantes cursos d’água, seja por causa do colorido que introduzem as diversas etnias aqui fixadas.
Isto tudo parece muito certo. Tenho visto ao redor do mundo o quanto pode render a chegada de turistas. E não apenas em termos monetários. Os lugares que já eram lindos passam a ser mais bem cuidados e, por isso, ficam ainda mais bonitos. Os moradores do local se acostumam a ser gentis e sorridentes, aprendem a tratar o lixo com o cuidado necessário, e, no fim das contas, ganham todos: os forasteiros e os de casa mesmo. Por cima disto tudo, o dinheiro que é trazido pelos visitantes ajuda a movimentar uma variedade de negócios. Quando a população se vê com a bolsa mais folgada, além de viver melhor, ganha coragem para reinvestir na economia local, de modo que a roda do progresso vai girando com dinamismo cada vez maior.
*****
Olhando assim, parece simples.
O caso é que atrair visitantes não é exatamente uma barbada. Turistas estão cada vez mais exigentes. Querem serviços bons a preços honestos. Querem encontrar muito mais do que paisagens agradáveis. A boa mesa é item importante, opções de hospedagem, de compras e diversão, idem. E nem precisaria dizer que a política de “pelar” os viajantes com preços abusivos – já que eles não nos conhecem e estão indo embora logo – equivale a suicídio.
******
Vale lembrar o exemplo de uma região como a Provença, no sul da França, famosa por atrair turistas durante todo ano. A fama da Provença não é obra do acaso. Tudo lá é cuidadosamente planejado. Há serviços de informação, que disponibilizam toda sorte de ajuda. A encantadora harmonia entre a paisagem e o casario é cuidada como se cuidam os tesouros grandes. O proprietário não pinta nem as paredes de sua casa sem autorização da Prefeitura, tampouco utiliza o material de construção que lhe der na telha. Tudo anda sob controle rigoroso. A população colabora e reclama pouco. Acontece que o esforço comum gera os melhores resultados. O turismo traz milhões de Euros e garante uma prosperidade que seria impensável de outro modo.
****
– Mas nós teríamos chance de atrair gente para cá?
Penso que sim, desde que se consiga tratar o assunto a sério. Com o planejamento e a organização que requerem os negócios sérios.