Marques de Souza – As pinguelas fazem parte do cenário e da história de diversas localidades do interior da região. Elas têm uma função importante para famílias que vivem isoladas e ficam ilhadas quando acontece uma enchente.
Em Linha Perau, uma pinguela que liga Marques de Souza à Arroio do Meio está interditada há mais de um mês. Segundo o morador Solano Thomas, o vento forte destruiu a estrutura, impedindo a passagem das famílias da região. “A enchente de janeiro de 2010 destruiu a pinguela, e no ano passado ela foi reformada. Esse ano um vento forte destruiu ela novamente. Talvez porque foram utilizados os materiais velhos da antiga”, relata.
O jovem morador de Linha Perau, Daniel Lammers, 20 anos, utiliza a pinguela com os amigos nos finais de semana. “Jogamos futebol, e utilizamos a pinguela para irmos ao camping e em bailes no Forquetense. Também temos muitos conhecidos do outro lado do rio.” Para chegarem aos destinos, precisam agora fazer a volta pelo município vizinho de Travesseiro.
Conforme o secretario da Administração de Marques de Souza, Alécio Weizenmann, revela que no ano passado foram reformadas todas as pinguelas destruídas na enchente de janeiro de 2010. Foram investidos R$ 66 mil em cada pinguela. “Queremos resolver o problema o mais rápido possível. Já mandamos fazer o orçamento da reforma.” Ele comenta que a pinguela foi avaliada na semana passada. “Também entramos em contato com a Prefeitura de Arroio do Meio”, ressalta.
O secretario de Planejamento de Arroio do Meio, Henrique Meneghini, relata que a empresa responsável pela última reforma será consultada, para ver se ainda há alguma garantia sobre ela. Ele diz que o assunto foi tratado pela Administração Municipal de Marques de Souza no ano passado. “Comu-niquei o secretario de Obras e ele se responsabilizou em ver se o contrato com a empresa já venceu.”
Saiba mais:
No município de Marques de Souza existem muitas pinguelas, a maioria sobre o rio Forqueta, ligando as localidades de Linha Perau à Forqueta, em Arroio do Meio; Marques de Souza à Três Saltos, município de Travesseiro; Tamanduá à Linha São João, também em Travesseiro. Sustentadas por espias de aço e partes de madeiras, elas ajudam os moradores a se deslocar de uma cidade a outra.