Vale do Taquari – A 11 ª superintendência do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) com sede em Lajeado, fará aplicação experimental de produto estrangeiro para estabilização do solo. Os primeiros testes com o ConAid, material desenvolvido em 1978 na África do Sul, serão feitos num trecho da RSC-470, entre São Jerônimo e a BR-290.
O superintendente regional do Daer, Hildo Mourão, afirma que se aprovada, a técnica inovadora economizará custo e tempo, pois segundo ele, permite pavimentar extensões maiores com a mesma quantidade de investimentos.
Ele explica que o sistema consiste na aplicação do produto no solo em substituição ao revestimento primário (cascalho, saibro), com a compactação do material após a aplicação.
Os testes serão realizados em um trecho sem pavimentação, com elevado tráfego de veículos pesados, com cargas compostas principalmente por extração de madeira. A composição argilo-siltosa do solo na região e as ocorrências de precipitações e drenagens inadequadas da estrada promovem uma situação complicada para o trânsito dos veículos na rodovia, que se torna extremamente escorregadia. Popularmente, o trecho é chamado de “bailarina”.
Conforme Mourão, o Daer realiza melhorias nesse trecho da rodovia. Além da aplicação experimental do produto, é realizado o alargamento da plataforma, conformação da pista e valetas para drenagem.
Foram coletadas e analisadas amostras de material do segmento referente ao quilômetro final do trecho, e ainda ensaios de compactação para determinar a resistência do solo. Segundo Mourão, o Daer busca incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de soluções que promovam melhorias, e que possam abranger a maior extensão possível da malha rodoviária no país.
Como é utilizado
Além de ser utilizado em substituição ao revestimento primário, o Con-Aid já foi utilizado com sucesso, inclusive no Brasil, como base de pavimento. Por suas características de aumento da capacidade de suporte do solo, aproveitando o próprio solo local, essa utilização torna-se economicamente vantajosa em relação à execução tradicional, com sub-base e base granular.
Outra característica interessante do produto é a possibilidade de utilização do próprio material da rodovia para a execução da camada de pavimento com a aplicação do Con-Aid. Assim, evita-se a execução de uma série de serviços relativos à escavação, transporte e compactação no que diz respeito à remoção de material e reforço de subleito. “Essas características tornam essa solução muito vantajosa do ponto de vista econômico.”