Existe curso para quase tudo hoje em dia. Fora aqueles tradicionais, tem feito sucesso os cursos que ensinam a falar em público, a cuidar de horta e jardim, a pintar e bordar e, ultimamente, a lidar com dinheiro. Este curso, chamado de finanças pessoais, vem no rasto do endividamento que aumenta a galope. Ficou tão fácil comprar que muita gente se perde. Quando vê, está afundado nas contas e não sabe mais como sair. O curso pode ser a mão que faltava.
Nesta semana, foi noticiada a criação da Escola de Espectadores de Porto Alegre, que ensina a assistir espetáculos, principalmente teatro.
* * * *
Há dias vi propaganda de outro curso. Curso de preparação para a aposentadoria. Não sabia que existia, mas que a ideia é boa é boa. A gente passa a vida toda esperando a hora de ter mais tempo para si mesmo. Quando, afinal, tem tempo de monte, pode ficar meio zonzo e, em vez de fazer o que tanto queria, acaba sem conseguir fazer nada. Os antigos já diziam que o ócio é a oficina do diabo. Em linguagem mais moderna se pode dizer que o caminho para a depressão fica aberto.
* * * *
Se eu fosse organizar um curso de preparação para a aposentadoria, acho que não ia deixar fora nem aula de música, nem de leitura. Gostar de ouvir música e de ler pode fazer uma diferença legal. Há mundos de livros para ler e de melodias para ouvir. Pouco dinheiro é preciso. As bibliotecas emprestam de graça, ou quase. A internet abre acesso a mais do que se imagina. Mesmo quem enfrenta dificuldade para fazer movimento, pode ouvir música e ler. Pode ter horas de total maravilha ouvindo, por exemplo, o Bolero de Ravel. Ou revisitando antigas cantigas de roda em versão orquestrada, etc., etc.
Nem vou falar em livros. Só neste ano de 2013 já se editaram mais de 550 mil livros no mundo. É simplesmente impossível deixar de encontrar um título que não seja do agrado. A questão é saber o que existe e aprender a curtir.
Nem todo mundo teve chance, ainda na infância, de aprender a gostar de ouvir música e a gostar de leitura. Mas sempre é tempo, claro. Você está enganado se pensa que os outros já nasceram sabendo. Tudo é questão de aprender.
* * * *
Bom, e se fosse você o organizador, o que acharia importante ensinar num curso de preparação para a aposentadoria?