Quatro vira-latas, um pastor alemão, um dog alemão e mais recentemente um fila que atende pelo nome de Duke. Estes são os fiéis companheiros do casal Claudia e Fernando Bruxel. Três deles são adotados – o último com cerca de três anos de idade.
A adoração do casal pelos animais é visível. Já são sete os cachorros em casa. O novo integrante, Duke, entrou para a família há aproximadamente três semanas, quando foi recolhido pelo casal nas proximidades de casa, no bairro Centro.
De porte grande, o cão vagava há vários dias perto da casa de Claudia e a maior preocupação dela e do marido era de que pudesse ser atropelado ou até mesmo causar algum acidente. “Quando decidimos ficar com ele, vimos que estava amarrado no portão do canil. Ao chegar perto, notamos que ele estava machucado, com vários espinhos de porco-espinho ao redor da boca”.
Como o cão não deixava o casal se aproximar, tiveram que entrar em contato com um veterinário para acalmá-lo, além do auxílio de voluntários do canil. “Ele estava sangrando muito, não pensei que iria se recuperar tão rápido”.
Mas, se recuperou. Hoje, é um cão dócil e brincalhão, para a alegria dos Bruxel.
Há quatro anos, a primeira adoção
Há quatro anos, o primeiro cão a ser adotado foi Pinho. Assim como Duke, ele também perambulava pelas redondezas e, com medo do pior, decidiram ficar com ele. Ela tem pena de ver os cachorros desse jeito, abandonados, sem saber para onde ir.
“Faço isso porque realmente gosto de animais e sempre penso que as pessoas podem te abandonar, mas um cachorro sempre vai ser fiel ao seu dono”, conta Claudia. Para manter as sete “crianças”, o casal gasta, em média, R$ 80 por mês em ração, além de contar com a ajuda de um açougue do município que doa ossos semanalmente.
Como reside próximo do canil, ela ressalta que já virou costume encontrar vários animais abandonados pelas redondezas e lamenta a irresponsabilidade das pessoas em relação a isso. “Ter um cão não é tão simples como se pensa, pelo contrário, é uma questão de consciência de cada um. Se você quer ter um animal precisa cuidar, vacinar, dar carinho e passear”. Para Claudia, os animais são especiais, pois sabem retribuir de forma especial o carinho que lhes é oferecido.