NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025

      SportFest 2025 é neste sábado no União

      14 de novembro de 2025

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » A cruz de ferro
    Trilhos Urbanos

    A cruz de ferro

    adminBy admin1 de agosto de 2013Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Acendeu a luz e viu o que antes era vulto, transformar-se em um jovem com olhar de ódio no rosto saltar em sua direção. “Quieta, ou te arrebento a cara!” Quieta ela permaneceu enquanto ele abria gavetas e revirava tudo. A velha cantilena do crime. “Cadê as joias? Os dólares? Tens arma?” Ela ainda emocionada pelas imagens bonitas dos cristãos que celebravam a vinda do Papa Francisco, na Jornada da Juventude – mesmo não sendo católica – via seu coração tornar-se uma pedra mesclada de raiva, medo e uma súbita piedade. Sim, apavorada com tudo o que acontecia de repente, diante de um adolescente marginalizado, sentiu uma brutal culpa pelo que lhe ocorria. E neste torpor, deixou que ele levasse o pouco dinheiro que tinha e um aparelho de DVD. Teve sorte, permaneceu viva.

    “Fica quietinha aí, que eu posso voltar viu?” E sai pela mesma porta que deixara distraidamente aberta. Agradeceu a Deus pelo prejuízo pequeno e também, pela visão que aquele momento lhe permitia. Era o Brasil violento que cresce lado a lado do desenvolvimento econômico. É o Brasil que negocia trégua com bandidos para não assustar peregrinos mas, passado o tempo combinado, não faz nada, não avança um milímetro, para frear a geração dos que não tem mais fé e escolheram a lei do matar ou morrer, ritualizada nas facções do mal.

    É cada um por si. Motoristas bloqueiam rodovias, médicos paralisam o que já anda a passos de tartaruga, forças de segurança facilitam seu trabalho e, por exemplo, promovem jogos de torcida única. Torcedores não vão aos jogos apenas pelo esporte, mas para disputar um jogo particular de poder nas arquibancadas.

    Será que estamos preparando nossos filhos às avessas para vencer no mercado de trabalho, esquecendo regras básicas éticas, ou de amor e respeito ao próximo? A humanidade que pague ou se lixe. Nas redes sociais somos dóceis e humanos. Colocamos as boas intenções em frases soltas e citações clichê de autoria duvidosa. Na vida real, andamos por estradas paralelas e, as poucas encruzilhadas, nos permitem desafogar frustrações em doses maciças de crueldade e egoísmo.

    A salvação está, mais uma vez, na humanização do ensino, da prática familiar. Desenvolver a vocação para solidariedade. Não insistir para o filho passar no vestibular de medicina – por exemplo – porque é a carreira mais bem remunerada do país. Salvar vidas, conquistar o reconhecimento dos outros pelo consultório luxuoso, o carrão na garagem e as férias no paraíso é a recompensa, não o objetivo final. Isso vale para todas as áreas, o prazer da realização profissional se resume aos bens materiais.

    Os que não conseguem atingir essa escala de valores sofrem duplamente: querem o poder, o ouro e a satisfação correspondente. Excluídos, também não medirão esforços para atingir o sucesso e reconhecimento nas manchetes da mídia. Muitos chegam lá. Mesmo que a editoria onde mais apareçam seja a policial. Afinal, no final das contas, atrás das grades parece ser mais seguro de se gerenciar o crime. Assim, quando o líder maior de uma Igreja rica, troca o ouro pelo ferro fundido, as vestes douradas pelos tons claros e singelos, merece ser ouvido e seguido. É um alerta que precisa ser ouvido.

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Entre ondas quentes

    14 de fevereiro de 2025

    Bela na passarela da calçada

    7 de fevereiro de 2025

    Descasados em crise no verão

    24 de janeiro de 2025

    Filhos na balada, pais embalados

    17 de janeiro de 2025
    Não perca

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    O título de Melhor Fornecedor de Limpeza do RS no Carrinho Agas é mais uma…

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.