Passei uma semana e tanto.
Movimento pra ninguém botar defeito. O coração batendo em compasso novo.
Intensidade pode ser uma palavra boa para descrever o todo. Intensidade.
As frases acima servem para falar do alvoroço com a chegada do Joaquim: meu quarto neto. É o quarto neto, mas não importa o número: cada um é sempre o primeiro neto. Viva ele! Quase 3.300 gramas. O Joaquim é forte. O menino que nasce renova a vida.
****
Fico pensando nas palavras que daria de presente ao Joaquim, se isto fosse uma coisa possível de fazer.
****
Acho que daria primeiro contentamento. Contentamento é uma palavra próxima de ter, de conter. Aquele que é contente experimenta a sensação de ter, em vez de afundar nesse vazio de alma que faz correr atrás de coisas, sempre mais coisas, numa carreira que jamais acaba.
Quem está contente, sente que tem . Que assim está bem. Não se atormenta com o que falta. Quem está contente conhece a abundância, mesmo sem um baú de ouro. O contentamento não despreza o ouro, mas se coloca para além do baú de ouro. O contentamento tem o quê repartir e reparte mesmo.
O contentamento é parente da gratidão e é vizinho da alegria.
*****
Daria gratidão também. Gratidão é um sentimento grande, porque muita coisa boa cresce ali junto. A gratidão faz olhar para o lado mais bonito desta vida. Quem tem gratidão deixa a amargura em segundo plano. A gratidão agarra o ponto positivo, para valorizar. Sabe agradecer. A gratidão é sincera.
Quem tem gratidão tem humildade para reconhecer as virtudes que são dos outros. Quem tem gratidão é generoso, não olha para si apenas. Olha ao redor, enxerga as pessoas como companheiras e estende a mão.
A gratidão acaricia em vez de botar as unhas.
****
Sim, claro, daria também amor, mesmo que eu não consiga explicar o amor .
Amor é um espaço dentro do coração, embora o amor não possa caber lá dentro. Amor é um silêncio, que aguça o ouvido para escutar. Amor é a soma de esperança com serviço e com paciência. Amor é o olhar confiante que confia. Amor é um semear e um colher que não tem fim.
Amor é intensidade.