Arroio do Meio – A Defesa Civil do município assumiu um desafio para este ano: incluir Arroio do Meio na lista de cidades prioritárias para recursos do organismo estadual. Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, Antenor Francisco dos Santos, são R$ 19 milhões disponíveis para os organismos, mas, no Vale do Taquari, são poucas as cidades incluídas nesta lista.
As cheias que costumam atingir o município servem de justificativa para Santos. “Assim a gente pode usufruir destes recursos”, conta o coordenador. As tratativas devem começar em breve.
A Defesa Civil local tem se atualizado nos últimos meses. Entre 28 e 31 de janeiro, Santos representou o órgão arroio-meense em Farroupilha, no curso promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Defesa Civil Nacional. O tema foi a gestão integral do risco de desastre.
Durante os quatro dias, as atividades desenvolveram os elementos que compõem o risco, como a situação deve ser abordada, a gestão, o processo político, metodológico e prático, para atuar sobre as causas do risco e dos efeitos dos desastres naturais.
As palestras foram realizadas pelas consultoras do Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (Pnud), Débora Noal e a tenente-coronel da reserva dos Bombeiros de Tocantins, Lucelita Maria Alves. Ambas são psicólogas.
“Foram feitas simulações e a elaboração de materiais sobre como agir em casos de desastres naturais. Isso foi muito bom para o nosso desenvolvimento”, esclarece.
Voluntários
A Defesa Civil local procura novos voluntários para o corpo. Junto com Lajeado, foi realizado no Corpo de Bombeiros daquela cidade um curso sobre os trabalhos do organismo. Trinta e uma pessoas tiveram quatro horas de aula com os bombeiros e depois aprenderam a trabalhar em resgate de pessoas em situação de afogamento.
O próximo curso está marcado para o dia 22 de fevereiro. Até o momento, dez pessoas estão inscritas. Os interessados podem solicitar mais informações na prefeitura, no telefone 3716-1166 ou no e-mail spdc@arroiodomeiors.com.br.