Se um jornalista recorda os verdes anos na profissão, é batata contar que lhe empurravam, entre tantas atividades subalternas, a tarefa de fazer horóscopo. Em geral, a revelação é feita para valorizar as dificuldades do começo. Tudo bem. Mas eu recolho a confissão meio chocada. Não gostaria de saber que a seção de astrologia parasse em mãos inexperientes, assim, com toda essa facilidade.
§§§
Nos tempos mais remotos, quando os homens estavam à procura de sentido para a vida ou se queriam respostas para fatos cotidianos, eles olhavam para o céu. Esperavam encontrar nos astros a explicação. Foi assim que a astrologia se desenvolveu. Alguns povos chegaram a buscar ali a justificação para leis e punições; outros tiraram da astrologia as bases para entender as personalidades diferentes e para alimentar a espiritualidade.
§§§
A origem da astrologia costuma ser ligada aos babilônios, cerca de dois séculos antes de Cristo. Em seguida se espalhou pela China, Índia e Grécia, ganhando em cada lugar características próprias.
Os astrólogos foram os cientistas do seu tempo. A eles se devem os primeiros estudos cuidadosos dos astros e as primeiras descobertas sobre planetas, estrelas e seu movimento na abóboda celeste. Com o avanço do pensamento científico, a astrologia foi perdendo espaço. Muita gente diz que hoje a astrologia só sobrevive em função do uso que dela fazem os meios de comunicação de massa, através da publicação de horóscopos.
§§§
Pois bem, sabemos que milhares de pessoas consultam diariamente o horóscopo ainda antes de sair de casa, que milhares tomam decisões com base no horóscopo. Isto vale para habitantes de Nova Iorque, de Calcutá ou de Lajeado. Se tanta gente confia no que dizem os astros, qual a vantagem de desvalorizar esta crença?
Acontece que temos muito medo do que o futuro pode trazer. Antecipar o que vem por aí é uma forma de nos sentirmos mais protegidos. Para alguns, conhecer o horóscopo dá a segurança de que precisam. Por seu lado, quem não gosta de horóscopo sempre pode ter fé em velas acesas, pode confiar em novenas, pode comprar seguro de vida, etc. No passado até se reservavam lugares no céu.
Agora, saber que a feitura de horóscopo fica nas mãos de novatos indefesos não tem lá muita graça. Mesmo que a gente reconheça a tinta pitoresca que essa façanha pode acrescentar à biografia de algum famoso.