Vale do Taquari – Após 16 anos de paralisação, obras de asfaltamento entre Arroio do Meio e Capitão (VRS-482), assim como entre Nova Bréscia e Coqueiro Baixo (VRS-425), serão retomadas. O fato foi anunciado pelo Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues e confirmado pelo governador Tarso Genro, durante visita a região realizada ontem.
Devido a problemas de gestão e burocracia, a Empresa Construtora Beter S/A, vencedora da licitação no final da década de 1990, passa o encargo para a Construtora Giovanella. “Nas últimas semanas conseguiu-se firmar um acordo entre as duas empresas. No lote entre Capitão e Arroio do Meio, a empresa Giovanella será subcontratada pela Beter, para realizar as obras”, explica o secretário Estadual de infraestrutura e Logística, João Vitor Domingues.
O secretário acredita que no prazo de 45 dias, as máquinas já estarão trabalhando nesses trechos. A ideia é que em 30 dias ocorra uma reunião com os prefeitos e líderes para resolver o andamento da agenda de infraestrutura, juntamente com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).
Durante a semana o vice-prefeito de Arroio do Meio, Áurio Scherer, participou de uma audiência na Secretaria de Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra), tratando dos asfaltos a Capitão e Travesseiro (VRS-811). O processo para a realização da nova contratação da VRS-482, era litigioso, isto é, estava na justiça paulista. Conforme a assessoria jurídica do Daer, apesar da tentativa de rescisão unilateral do contrato, a realização de um acordo nuca foi descartada.
Scherer defendeu de forma contundente a necessidade de estas obras serem iniciadas o quanto antes, pois são de grande importância para o desenvolvimento dos seus municípios.
“As comunidades esperam por este asfalto há décadas. Abre novas perspectivas de renda, ajuda a fixar o jovem no campo, traz novos horizontes para nossas famílias, que terão uma vida mais digna. Estes acessos vão integrar a nossa região de uma maneira mais dinâmica, favorecendo o desenvolvimento regional como um todo”
O vice-prefeito revela que há 18 meses participa de audiências semanais na Seinfra e no Daer cobrando estes asfaltamentos e que o anúncio é decorrente dessa persistência, “só vamos nos confortar quando as obras estiverem concluídas” garantiu.