Arroio do Meio – As máquinas para o asfaltamento da VRS-482, estrada geral de 16,53 quilômetros entre Arroio do Meio e Capitão, iniciaram as obras na segunda-feira, duas semanas após o previsto.
O atraso estaria ligado a trâmites envolvendo o pagamento da caução na penhora dos contratos da Empresa Construtora Beter S/A, na justiça paulista, pela Construtora Giovanella, que foi subcontrata para execução de 30% do projeto, o que equivale a cerca de 5 quilômetros do trajeto.
A obra iniciou em duas frentes, com máquinas em Capitão e Arroio do Meio. Esta primeira etapa deve ser concluída até fevereiro. Maiores desdobramentos a respeito da execução dos outros 70% vão depender da posição do novo governo que será eleito em outubro, quanto a continuidade, entre outros desfechos.
Diretores do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e Secretaria Estadual de Infraestrura e Logística (Seinfra) garantem que os recursos foram viabilizados por um financiamento vinculado a finalidade. O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Grassi, afirma que após a conclusão dos 30%, mais etapas podem ser subcontratadas por meio de aditivos contratuais.
Engenheiros ligados a construtora afirmaram ao prefeito César Beneduzi, que a base do leito da estrada já é consistente e não necessitará de serviços mais contundentes. Os municípios de Arroio do Meio e Capitão colocaram material da secretaria de Obras à disposição da empresa num primeiro momento, para agilizar os trabalhos.