A primavera convida a prestar atenção nas flores. Elas se oferecem por todo o lado e não apenas nos jardins ou nos vasos cultivados por mãos caprichosas. Nesta época há espécies de flores que crescem espontaneamente. Surgem em espaços vagos, sejam os terrenos baldios ou as beiras das estradas.
Embora abundantes, difícil dizer quantas pessoas reparam nas flores do campo. De outra parte, seria legal saber se as nossas flores do campo – também chamadas de flores silvestres – se encontram devidamente estudadas.
* * *
Em outros países, a primavera incentiva o turismo dedicado às flores do campo. O oeste da Austrália, por exemplo, é famoso. Ali há mais de doze mil espécies de flores silvestres catalogadas e alguns sítios permanecem floridos durante seis meses por ano. Por isso mesmo, não é de admirar que uma gigantesca indústria se desenvolveu em torno das flores australianas. Há pacotes para turistas com gostos e disponibilidades financeiras de vários calibres. É possível acampar entre as flores, é possível dormir em hotéis que tem promoções especiais na época da floração, é possível participar de eventos. Também existe uma infinidade de objetos decorados com motivos florais, como louças e tapetes, que podem ser adquiridos no local ou via correio.
* * *
Próximo à cidade de Austin, que é a capital do estado do Texas, nos Estados Unidos, se localiza o Centro Nacional de Pesquisa sobre flores do campo. Foi criado em 1982, por iniciativa de uma ex-primeira dama, Lady Bird Johnson, esposa de Lyndon Johnson, que foi presidente entre 1963 e 1969.
O Centro de Pesquisa é, ao mesmo tempo, um jardim botânico. Atualmente recebe uma média de cem mil visitantes por ano. Ali se desenvolvem pesquisas e também ações educativas com o fim de proteger as plantas nativas da região. Sementes são colhidas e distribuídas para que haja cada vez mais flores. Sim, claro, também se vendem sementes, livros, utensílios para jardinagem e presentes relacionados ao tema.
Hoje em dia, uma das atrações do estado do Texas na primavera é exatamente ver as flores do campo ao longo das rodovias. No mês de abril, em geral, a floração está no auge. Em finais de semana uma das cenas mais comuns é protagonizada por pessoas que saem de casa com o objetivo de apreciar as flores. Carros ficam estacionados no acostamento e as pessoas se esbaldam posando para fotos no meio dos gramados floridos. Ninguém tem medo de parecer brega. Festejar as flores faz parte da alegria da primavera.
* * *
Pensando bem, brega mesmo é se afastar da natureza e viver refém das tecnologias.