Li com agrado a matéria sobre os Caminhos da Forqueta na edição deste jornal, semana passada.
Como se sabe, Caminhos da Forqueta é o nome de um empreendimento turístico localizado a poucos Km do centro de Arroio do Meio. Os caminhos estão organizados na forma de um roteiro com 12 pontos de atração, todos diferentes entre si, podendo ser visitados em conjunto ou individualmente.
Os empreendedores de Forqueta estão sabendo enfrentar um desafio duplo. Ou seja, além de cada um caprichar no próprio negócio, tem de encarar uma segunda tarefa: a de colaborar para que o todo funcione bem.
O pessoal de Forqueta compreendeu que a União não faz simplesmente um açúcar de boa qualidade… A união é a força capaz de criar um todo que é muito maior do que a soma das partes. Se o brilho de cada unidade em particular aparece um pouco menos, o apoio mútuo é a melhor saída para os pequenos crescerem e resistir às dificuldades que sempre acompanham os empreendimentos.
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O turismo rural existe em todo o mundo. O seu diferencial em relação a outras formas é a possibilidade de favorecer o contato com a natureza, com a agricultura e com as tradições locais, de uma forma genuína. Quer dizer, o turista conhece e participa de atividades rurais que neste caso não são um espetáculo montado para a plateia. As práticas costumeiras da propriedade são o produto turístico, ao mesmo tempo que fazem parte do cotidiano real. No turismo rural as famílias partilham seu modo de vida.
Deste modo o visitante tem uma ideia de como atividades diversas se realizam e, de quebra, recebe a chance de ajudar a recolher os produtos, que também pode no final adquirir.
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No caso dos Caminhos da Forqueta, a região que já é bonita certamente vai ficar mais aprazível ainda, pois a beleza do espaço também colabora para atrair visitantes.
Se posso dar sugestão, esta vai no sentido de aumentar a disponibilidade das informações de ordem prática. O turista gosta de ver mapas que mostrem como se faz para chegar ao local, quais as distâncias a percorrer a partir de diferentes pontos de referência. O turista quer conhecer os horários de visitas e as formas de entrar em contato, os telefones, os endereços eletrônicos. Folders com imagens são sempre bem vindos, tanto como detalhamentos sobre as refeições oferecidas, os cardápios. E, claro, sobre o que é possível comprar. Quanto mais aprecia o local visitado, mais o turista deseja levar para casa alguma lembrança que continue recordando o passeio depois que ele acabou.