Arroio do Meio – Secretaria da Agricultura, Emater/Ascar e produtores do Programa Integração de Sistemas Agropecuários – Pisa, realizaram uma tarde de campo terça-feira na propriedade de Paulo e Marlene Grassi, em Forqueta. Na ocasião foram discutidas práticas sobre pastagem, silagem, reprodução e manuseio do rebanho leiteiro, bem como alternativas para problemas relacionados à produção de leite. Na ocasião o engenheiro agrônomo Luiz Henrique Corrêa e a médica veterinária Marília Terra Lopes abordaram assuntos pertinentes ao programa que hoje conta com 23 produtores.
Percorrendo a propriedade, Grassi explicou aos demais produtores como funciona a rotatividade das pastagens. Marlene explica que o projeto é voltado primeiramente ao manejo da terra e da pastagem e só depois do animal. “A terra demora muito tempo para se renovar, por isso temos de ter cuidado com esse bem”, comentou.
Durante a visita também foram abordados alguns fatores que repercutem na produção de leite, como o percurso que o animal faz para ir até a pastagem e a oferta de água. Cada animal pode beber até 150 litros por dia. A sombra é outro fator fundamental para uma boa produção leiteira.
O secretário da Agricultura Paulo Heck destacou a importância do programa para os produtores de leite do município. “Esse programa é muito importante porque traz conhecimento para o produtor. Com essas práticas, o agricultor tem melhor gestão sobre a propriedade o que possibilita baixar o custo de produção, gerando assim melhor produção e sustentabilidade da mesma”, finalizou.