Se nos perguntassem qual a invenção tecnológica de maior impacto no mundo, que resposta daríamos?
***
Provavelmente falaríamos da internet.
De fato, a internet vem alterando a maneira como trabalhamos e estudamos; a maneira como fazemos as nossas compras e nos divertimos e, de modo particular, a maneira como nos comunicamos com as outras pessoas.
Apesar disso, economistas pensam que existe uma invenção com influência maior do que a internet para mudar a vida, a partir do século XX. Falam de um apetrecho que se encontra instalado na área de serviço e responde pelo nome de máquina de lavar roupa, nada mais, nada menos.
***
De acordo com esses estudos, a máquina de lavar permitiu uma transformação radical na vida das mulheres e, por consequência, dos homens também.
Estima-se que as máquinas de lavar reduziram de 4 horas para 40 minutos o tempo necessário para lidar com um monte de roupas sujas. Liberadas da tarefa de lavar, as mulheres puderam sair mais de casa e se ocupar com atividades diferentes. De modo especial, as mulheres tiveram acesso ao trabalho remunerado. O aparecimento das máquinas de lavar praticamente dobrou a força de trabalho nos países desenvolvidos, permitindo uma expansão nunca vista da produção e do consumo de bens, com impacto extraordinário na vida econômica.
***
Quem ainda lembra como era o processo de lavar roupa no tanque? Ou, pior, no arroio?
Era preciso esfregar à mão peça por peça, ensaboar e deixar de molho ou botar em uma panela e aquecer no fogão (fogão a lenha, claro), para tirar as sujidades. Antes ou depois deste processo, a roupa branca era estendida no gramado para quarar. Depois disso, era esfregada mais uma vez. Por fim, enxaguada, torcida e estendida no arame para secar ao sol. E olhe que depois ainda era preciso passar a roupa a ferro.
***
Assisti nesta semana à conferência da neurocientista Suzana Herculano-Houzel, uma cientista brasileira de nome internacional. Segundo suas pesquisas, a evolução do cérebro humano foi maior do que a dos outros animais pelo fato de o homem ir inventando instrumentos que lhe permitiram ter tempo livre para se ocupar de outras coisas, em vez de ficar concentrado em garantir a própria sobrevivência.
O tempo livre é indispensável para desenvolver conhecimento e criar tecnologias.
Foi neste ponto de sua exposição que a conferencista prestou homenagem à máquina de lavar roupas. Poucas invenções fizeram tanto pelo progresso das mulheres – e da sociedade em geral – como a máquina de lavar roupas, garantiu Suzana Herculano-Houzel.