NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025

      SportFest 2025 é neste sábado no União

      14 de novembro de 2025

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » As abelhas estão desaparecendo no mundo inteiro. Você tem ideia do que isto significa para a humanidade?
    Portal Mix

    As abelhas estão desaparecendo no mundo inteiro. Você tem ideia do que isto significa para a humanidade?

    adminBy admin11 de março de 2016Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    As abelhas existem há milhões de anos e são muitas as provas de sua existência, espalhadas em boa parte do mundo.

    A mais antiga delas é uma inscrição rupestre do período neolítico, encontrada em Valência (Espanha), datada aproximadamente do ano 20.000 A.C. (221 séculos atrás).

    Nela se observa, com muita nitidez, um homem retirando favos de mel em um orifício na rocha; esta pintura foi encontrada em uma caverna.

    Os egípcios foram os primeiros apicultores, ao criar abelhas em colmeias de barro (2.000 A.C.). De lá, essa cultura foi levada para a Palestina, conhecida através da Bíblia como “terra do leite e do mel” (Canaã).

    Alguns autores referem que no Antigo e no Novo Testamento há 37 citações de mel e de abelhas.

    Incorporada ao dia a dia dos antigos habitantes do planeta, a abelha chegou aos nossos dias portadora de alguns enigmas, que só começaram a ser elucidados no século XVII. O primeiro foi surpreendente: concluiu-se que o até então considerado rei da colmeia era uma abelha, o que não impediu que, quase um século depois, muitos apicultores ainda falassem no “rei”.

    Bem mais tarde, 1851, o apicultor americano L. Langstrote, revolucionou a cultura do mel ao apresentar um novo modelo de colmeia. Este, partia da conclusão de que as abelhas constroem um favo de cera a cada 0,6cm, em média, e a partir de 0,9cm elas já constroem dois favos.

    A cera alveolada (1857), o centrifugador (para retirar o mel do favo sem destruí-lo – 1865), o fumegador (para produzir o “calmante” que possibilita ao apicultor trabalhar melhor junto à colmeia – 1870), foram outros avanços obtidos já no século XIX.

    As abelhas e sua civilização chegaram inclusive ao Prêmio Nobel, graças a Karl Von Fritsh, o decifrador da “dança das abelhas”, pela qual se pode conhecer a distância dos alimentos e a orientação solar de sua localização.

    Depois de se ter conhecido tudo sobre as abelhas, até o mais íntimo de sua vida mais íntima (a fecundação da rainha se dá fora da colmeia), torna-se maior ainda o mistério que assola o mundo inteiro: Por que as abelhas estão desaparecendo?

    A cada dia, informações sobre este fato chegam dos mais distantes lugares da Terra e a resposta ainda não foi encontrada. Enxames inteiros desaparecem e, outros, vão se formando com números menores de abelhas, o que quer dizer, ficam menos produtivos. E o percentual da queda de produção é maior que o número de desaparecidos, o que é explicável pela dinâmica de grupo.

    O maior problema do desaparecimento das abelhas já começa a se desenhar como gigantesco para toda a humanidade: a abelha, apesar de muito sensível à ação dos agrotóxicos é, longe dos outros, o maior agente polinizador natural, transformando cada visita sua a uma flor, num fator insuperável de ampliação da produção de frutos e sementes de vegetais utilizados para a sobrevivência da raça humana.

    Sabendo-se que a abelha representa mais de 65% de todos os agentes polinizadores, como garantir a produção de alimentos para as próximas gerações se os eficientes fabricantes de mel estão desaparecendo do planeta?

    Seria, séculos depois, uma vingança por termos descoberto que “ele” era “ela” e só atuava fora de casa?

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    A saga da Independência na América Portuguesa e Espanhola (parte 2)

    12 de agosto de 2016

    A saga da Independência na América Portuguesa e Espanhola (Parte 1)

    5 de agosto de 2016

    A luta contra o câncer continua mais acirrada do que nunca

    29 de julho de 2016

    Um pouco da história dos imigrantes no RS

    22 de julho de 2016
    Não perca

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    O título de Melhor Fornecedor de Limpeza do RS no Carrinho Agas é mais uma…

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.