Arroio do Meio – A Patronagem e a Invernada Campeira do CTG Querência do Arroio do Meio estão afiadas para a realização de seu XIV Rodeio Crioulo Estadual. A festa acontece neste final de semana com apoio da prefeitura e do Sicredi. A programação inicia nesta sexta, dia 11, prolongando-se até o final da tarde de domingo, dia 13. A atração principal será com as provas de tiro de laço que serão realizadas em várias categorias. Como premiação, além de troféus, o CTG vai entregar valor em dinheiro que se aproxima de R$ 12 mil.
A programação será desenvolvida no Parque Municipal de Eventos, que recebeu uma série de obras de melhorias. Os portões serão abertos na manhã desta sexta-feira. As primeiras provas iniciam às 14h com o laço individual. Às 17h inicia a competição da Taça Cidade de Arroio do Meio.
No sábado, dia 12, às 8h, iniciam as provas do laço vaqueano, sênior, rapaz, patrão e capataz e às 10h, o laço equipe, formado por cinco laçadores. Na parte da tarde iniciam as provas de laço de duplas que encerram suas inscrições às 19h.
No domingo, dia 13, as provas iniciam às 7h30min com disputa do laço irmão, piá, guri, prenda, laço pai e filho e laço de duplas. Entre as atrações de domingo está a prova de rédeas e chasque, agendada para às 13h. Às 14h30min será realizada a prova da vaca parada categorias piá e piazito, enquanto que na pista ocorrem as etapas finais do laço de equipe e de duplas que tem encerramento previsto para às 18h.
A participação nas provas exige a presença do laçador no ato da inscrição mediante a apresentação do cartão do tradicionalista, exames do animal e Guia de Transporte de Animais (GTA).
Expectativa do rodeio
Segundo Loivo Führ, capataz da Invernada Campeira, o rodeio deverá ter a participação de mais de 220 duplas de laçadores e de 60 equipes que totalizam mais de 300 competidores, que devem representar mais de 50 entidades de várias regiões do Estado.
Para o bom funcionamento do rodeio, o CTG terá um serviço de sonorização com a contratação de narradores e juízes das provas e uma equipe de mais de 50 pessoas para atender os visitantes. O CTG também fechou uma parceria com a Cabanha Machry de Venâncio Aires, que vai disponibilizar em torno de 250 bovinos que serão utilizados nas provas de laço.
Infraestrutura do Parque
Além dos serviços de copa e cozinha, os visitantes terão à sua disposição um amplo espaço para estacionamento e para acampamento, com rede de iluminação e pontos de captação de energia e banheiros para o público e almoço que será servido no galpão do CTG. A entidade organizadora do rodeio também oferece arquibancada coberta com capacidade para 300 pessoas. Para acessar o rodeio será cobrado ingresso de R$ 5 com direito a concorrer ao sorteio de um cavalo.
Patroa do CTG diz que o objetivo maior da entidade é a convivência familiar
Arroio do Meio – O CTG Querência do Arroio do Meio realiza neste final de semana a 14ª edição do Rodeio Crioulo Estadual. Serão três dias de intensa programação, que deve reunir dezenas de entidades tradicionalistas de diferentes regiões do Estado. O Parque já está preparado e a patronagem acredita que seja, mais uma vez, um evento de sucesso.
Em entrevista, a patroa Regina Izabel Ferreira Rodrigues fala da programação e da importância do cultivo das tradições, bem como dos desafios de liderar a entidade.
AT – A senhora está à frente do CTG Querência do Arroio do Meio há dois anos. Fale um pouco desta experiência. O que é essencial para manter um CTG como o nosso em atividade e atraindo público para as diferentes modalidades?
Regina Rodrigues – Ser Patroa do CTG Querência do Arroio do Meio é um dos grandes desafios da minha vida. Tradicional cargo ocupado por homens. No início sofri um pouco de discriminação, mas aos poucos as coisas normalizaram. Para manter um CTG como o nosso em atividade e atrair público nas diversas atividades, requer em primeiro lugar a formação de uma grande equipe de trabalho. Tenho o prazer de conviver com pessoas engajadas e amantes do tradicionalismo.
Todos os departamentos e invernadas dedicam-se ao extremo para bem representar e apresentar o CTG. O Tradicionalismo é apaixonante. A cultura gaúcha é muito rica, é envolvente. Conduzir e orientar um grupo como o nosso torna-se prazeroso. A convivência quase que diária fortalece a família do Querência. Este trabalho harmonioso, simples e com muita humildade faz com que o público cada vez mais procure nossa entidade.
AT – Qual a importância e evolução histórica do CTG Querência para Arroio do Meio?
Regina Rodrigues – O CTG Querência do Arroio do Meio completa no dia 06 de dezembro 32 anos de atividades. São anos de dedicação de todos que por ele passaram. Patrões, Patronagem, Sócios e integrantes de Invernadas – Artística, Cultural, Campeira e outras. Somos uma entidade que tem por objetivo maior a CONVIVÊNCIA FAMILIAR.
Cultivar as tradições não é só saber laçar ou dançar. Cultivar as tradições é conviver com princípios, com ética e descobrir nos feitos e fatos históricos, exemplos – positivos ou negativos – que edificaram este amado Rio Grande.
Este ano o Movimento Tradicionalista Gaúcho, MTG completou 50 anos de atividades.
AT – Por que participar do XIV Rodeio Crioulo Estadual que começa hoje?
Regina Rodrigues – Participar ou assistir um Rodeio engrandece a cultura. Conviver ao ar livre, acampar, reunir amigos e apreciar laçadores amadores que fazem desse esporte uma opção de lazer, é simplesmente fantástico. Ver com os próprios olhos que não existem maus-tratos aos animais. Que existe sim, uma estrutura e uma harmonia de convívio entre homem e animal. O cavalo é um animal afável e companheiro do ser humano.
Convido a todos, que venham prestigiar o XIV Rodeio Crioulo Estadual nos dias 11, 12 e 13 de novembro. Tragam suas famílias para conviver num ambiente de muita sombra, de paz e de lazer.