Ricardo Kich (PP) entrega o município de Marques de Souza financeiramente saneado. Salários, 13º e fornecedores estão com os pagamentos em dia e haverá superávit, que será apurado no último dia. Também deixa encaminhados investimentos no setor primário que retornam no próximo mandato.
Para Kich, o mandato exigiu muita gestão. “Tivemos perda de receita municipal, tipo ISS do pedágio, redução de repasses estaduais na saúde, educação, ICMS… Além de diminuir repasses federais com FPM, Cras, ESF. Essa redução de receita inibiu os incentivos e investimentos e com isso pagamos um preço político não imaginado anteriormente. Fizemos o dever de casa e ajustamos a situação, fazendo gestão pública como recomendam as cartilhas”.
Para o próximo gestor aponta que a principal preocupação é o cenário político e econômico desenhado, o que exige muita cautela e compreensão por parte da comunidade num todo. Salienta, no entanto, que “pegará as contas públicas em melhores condições como nós pegamos”.
Ricardo ainda não definiu qual será seu futuro a partir de janeiro de 2017. Está analisando algumas propostas. Pode continuar na vida pública ou talvez ir para o setor privado com investimentos na suinocultura.