Arroio do Meio – Na quarta-feira, 30, durante um café da manhã com representantes da imprensa, em seu apartamento, o prefeito eleito Klaus Werner Schnack (PMDB) e a vice Eluise Hammes (PT), anunciaram o secretariado para a gestão 2017-2020 e o pacote de medidas para os 100 primeiros dias de governo.
Num primeiro momento haverá diminuição de secretários e de Cargos de Confiança (CCs) para reestruturação organizacional, buscando implantar sistemáticas mais eficientes e direcionadas as ações e prioridades previstas no Plano de Governo aprovado pelas urnas em outubro deste ano. Incrementos na equipe serão realizados conforme a necessidade, relevando ainda a retração na economia, e a crise institucional dos governos estadual e federal, para ajustes mais contundentes.
Por isso, três secretarias serão incorporadas por outras pastas, diminuindo o número de oito para cinco secretários, num primeiro momento. A secretaria da Indústria Comércio e Turismo ficará ligada ao gabinete do Prefeito e a secretaria da Administração será gerida pela vice-prefeita, com foco na gestão de pessoas já implantado por ela na Educação.
Já a secretaria de Planejamento será absorvida pela Fazenda, com a titularidade de Márcio Zimmer, que responde pelo setor de compras do atual governo e tem graduação em Administração. Na mesma proporção serão diminuídos CCs e chefias.
O único secretário que dará continuidade ao trabalho atual será Gustavo Zanotelli, que está à frente da secretaria de Saúde desde abril. Segundo Schnack, Zanotelli tem sido muito elogiado pela comunidade com boa aceitação de funcionários e Conselho Municipal da Saúde. Será dele a responsabilidade de modernizar sistemáticas organizacionais, sem prejudicar o atendimento ao público.
Paulo Roberto Heck sai da secretaria de Agricultura e retorna para a secretaria de Obras. “Precisamos das máquinas das Obras para dar suporte aos atendimentos dos agricultores que ocorrem nos período de férias, da experiência de Heck para dar suporte à reestruturação do setor, para garantir a eficiência nos serviços”, atribui Klaus.
Quem assume a Agricultura é o suinocultor e pecuarista leiteiro, Eloir Lohmann, que atualmente é presidente do condomínio leiteiro da Cosuel. Sua escolha se dá pela facilidade de diálogo e de dinamismo necessário para rever as políticas de incentivo.
A secretaria de Educação será respondida pela professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bela Vista, Mara Forneck Hergessel, que já tem experiência na direção escolar, coordenação pedagógica e Programa Mais Educação.
Segundo Schnack é natural que o Plano de Governo de Sidnei Eckert, iniciado em 2012, termine a todo o vapor. No entanto, os cortes são importantes para arrumar a casa e direcionar a gestão, de acordo com diagnósticos nos setores, questões trabalhistas, segurança no trabalho, e bem-estar ocupacional para então qualificar o quadro de funcionários e padronizar os serviços.
Mobilidade urbana
Nos 100 primeiros dias de governo, além de reorganizar os espaços das equipes internas, os eleitos ainda querem: melhorar a mobilidade urbana, principalmente em relação à rótula de acesso, ao estacionamento no Centro e à trafegabilidade da rua Bela Vista. As soluções serão discutidas e avaliadas por uma comissão, com prazos para mudanças.
Volta da gincana
Klaus e Eluise anunciaram o retorno da gincana no calendário de eventos de 2017. Sem contar com a organização da The Horse, o evento passará a se chamar Gincana de Arroio do Meio. A definição veio através de encontros dos futuros gestores com líderes das últimas equipes participantes.
A gincana contará com uma liga integrada por representantes de equipes, que darão as diretrizes sobre o formato e a designação das tarefas a uma empresa terceirizada contratada para organizar a competição. Além disso, haverá uma comissão para cuidar de demandas específicas do evento, como atrações e entretenimento, que será coordenada pela Administração.
Um dos objetivos é limitar o número de integrantes de modo com que envolva mais equipes e pessoas, e não apenas direcione participantes para preencher o número necessário para o desfile, que é considerado caro e inviabiliza a competitividade de grupos menores. Por isso a abertura deve ser diferente da adotada nos moldes das últimas edições. “Precisamos pensar numa competição para os gincaneiros e num evento para o público”, argumentaram.
O nome passará a ser Gincana de Arroio do Meio. As inscrições vão de 15 a 31 de março e a programação ocorrerá de 28 a 30 de maio.