Quem estiver procurando livros bons para ler, pode pegar carona nas dicas que saíram para o vestibular da UFRGS.
É assim, a cada ano a UFRGS faz uma lista de livros cuja leitura é recomendada para os candidatos ao vestibular. A lista sai com meses de antecedência, aí o pessoal tem tempo para ler e pensar sobre os temas abordados.
As indicações são sempre ótimas. E servem para todos os que gostam de ler.
Neste ano, os autores e obras indicados são: Valter Hugo Mãe (A máquina de fazer espanhóis); Carolina Maria de Jesus (Quarto de despejo); Michel Laub (Diário da queda); Érico Veríssimo (O Continente); Chico Buarque e Paulo Pontes (Gota d’água); Caio Fernando Abreu (Morangos mofados); Clarice Lispector (A hora da estrela); Fernando Pessoa (Coletânea); Aluísio Azevedo (O cortiço); Machado de Assis (Dom Casmurro) e o Padre Vieira (Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda; Sermão da sexagésima; Sermão de Santo António aos peixes). Além disso, está recomendado o disco Elis & Tom – uma obra-prima da música popular brasileira.
***
O português Valter Hugo Mãe talvez seja o escritor menos conhecido da lista. Seu nome de nascimento é Valter Hugo Lemos. “Mãe” é um pseudônimo, que ele escolheu mais tarde. Nasceu em Angola no ano de 1971 e se mudou para Portugal ainda criança. Formou-se advogado, mas ganha a vida como romancista, poeta, cantor e artista plástico.
Valter Hugo Mãe deu uma conferência em Porto Alegre, no ano de 2015, a que tive o imenso prazer de assistir. Foi um arraso. Inesquecível. A fala de Valter Hugo Mãe é simplesmente cativante e inspiradora. Impossível não ficar tocado. A mesma coisa acontece com os seus livros.
Para você se animar a ler, selecionei algumas frases do Autor:
Ser o que se pode é a felicidade.
***
Os livros. Eram os livros. Diziam-me coisas bonitas e eu sentia que a beleza passava a ser um direito.
***
A humanidade começa nos que te rodeiam, e não exatamente em ti.
***
As palavras também têm caminhos por dentro, há que percorrê-los.
***
A maturidade, no fundo, é a capacidade que temos de corrigir.
***
Quando mais tenho medo, é quando eu salto.
***
Quem não sabe perdoar, só sabe coisas pequenas.
***
A vida tem de ser mais à deriva, mais ao acaso, porque quem se guarda de tudo foge de tudo.
***
A melhor coisa que os portugueses fizeram foi o Brasil.