NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Obras em execução fortalecem infraestrutura e mobilidade

    9 de novembro de 2025

    Pesquisador e documentalista fonográfico do Instituto Moreira Salles é recebido em Arroio do Meio

    8 de novembro de 2025

    Avançam obras de projetos habitacionais e de infraestrutura após enchentes

    8 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
      Recent

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025

      SportFest 2025 abre inscrições para modalidades esportivas

      26 de outubro de 2025

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » A estrutura da cooperativa
    Dália Alimentos

    A estrutura da cooperativa

    adminBy admin13 de dezembro de 2019Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Os produtos Dália Alimentos estão presentes em 24 estados brasileiros e Distrito Federal. São exportados para 20 países, dos continentes asiático, africano e Leste Europeu, além do Mercosul. A Cooperativa possui associados em 130 municípios, com todas as propriedades georreferenciadas, atendidas por assessoria técnica, entrega de ração e insumos.

    A missão é clara e simples: promover desenvolvimento social, econômico dos associados, funcionários e comunidade em que atua. Segundo Piccinini, onde existem cooperativas bem estruturadas, a renda e Índices de Desenvolvimento Humano são elevados. “Na região, o cooperativismo está tão inserido nas entidades e no desenvolvimento econômico e social, que até já virou conceito de gestão”, destaca. Piccinini ainda observa que, apesar de o Vale do Taquari produzir apenas 13% do leite do estado, 38% do leite industrializado no RS é da região. “Hoje somos uma das cooperativas mais inovadoras do Brasil, conforme credita a própria Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). Fomos uma das pioneiras em buscar este sistema de parceria público-privada no exterior e trouxemos para o Brasil, para a execução dos negócios de forma associativa, os quais geram rentabilidade e desenvolvimento à cooperativa e também aos municípios parceiros. Acreditamos que estamos no caminho sensato e que este é o Brasil que dá certo”, explicou.

    Visão – Superar desafios globais com atualização tecnológica, crescimento rentável e sustentável. Consolidar a cultura de que a satisfação do consumidor será sempre a razão principal do sucesso. Tornar a marca Dália conhecida em todo Brasil e conquistar a confiança dos consumidores. Fazer melhor a cada dia tem que estar sempre mais presente do DNA.

    Valores– A cooperação, ética, transparência, conhecimento inovação e empreendedorismo, respeito à legislação, às pessoas e meio ambiente, o que tornam a Dália, reconhecida como uma das cooperativas mais inovadoras do Brasil. “É preciso estar permanentemente estudando, implementando, buscando mais firmeza e viabilidade econômica”.

    Código de conduta e ética – Estabelece que tudo pode ser feito de forma transparente na presença da fiscalização dos clientes, consumidores e da sociedade em geral, sem embaraço ou constrangimento. A Dália espera que essa conduta seja exercida por todos os associados, funcionários e parceiros, pois entende que o alimento é sagrado e essencial para a vida.

    Estrutura social em Arroio do Meio

    Um Conselheiro Fiscal; três delegados; 109 associados, sendo 85 com produção (51 na bovinocultura leiteira, 22 na suinocultura e 12 na produção de grãos) e 24 sem produção.

    O volume de leite industrializado de janeiro a outubro de 2019 foi de 131,5 milhões de litros de leite, sendo que a produção dos produtores locais foi de 5%. O número de suínos abatidos foi 553,8 mil, sendo 3,75% oriundos de Arroio do Meio.

    Onze arroio-meenses integram o condomínio avícola de Cruzeiro do Sul que recebeu investimentos de R$ 7,5 milhões.


    Parcerias público-privadas

    A parceria público-privada com Arroio do Meio estreitou em 1995. Até então, a laticínios do bairro Aimoré beneficiava 25 mil litros de leite por dia na safra e 15 mil na entressafra. A empresa atendia estabelecimentos da região e Grande Porto Alegre com leite em saquinho e derivados. O investimento na planta de UHT permitiu, num primeiro momento, o aumento da produção para 110 mil litros/dia, e a Dália acabou firmando parceria com outras cooperativas prestando serviços de envase. Atualmente, a unidade do bairro Aimoré tem capacidade de envazar 440 mil litros por dia e, somada à fábrica de leite em pó e creme de leite de Palmas, a capacidade ultrapassa mais de um milhão de litros diários.

    Conforme Carlos Alberto de Freitas, na década de 1990, o governo Collor, abriu a economia do país mas as empresas brasileiras não estavam preparadas para o mercado. Muitos setores despreparados tiveram que competir com companhias estrangeiras mais competitivas. Não havia viabilidade econômica para estruturar as empresas locais e a Dália entendeu a necessidade de conhecer modelos de matrizes produtivas na América Latina e Europa, para fundamentar os novos investimentos, a continuidade e a evolução das operações. “Na União Europeia o ajuste foi muito doloroso socialmente. Entendemos que era importante conhecer e tentar ver o que poderia ser feito para ter um custo social menor, com menos exclusão possível. Em 1998 montamos uma grande comitiva integrada por representantes de governos municipais, estadual, cooperativas e empresas, e ficamos 16 dias na Europa. Aprendemos muito sobre as mudanças estruturais, culturais, questões estatutárias e de legislação, e sobre a atuação do poder público. Ficou evidente que a responsabilidade pela continuidade das atividades não era dos produtores e indústrias, e sim, a grande necessidade da participação dos governos em parcerias público-privadas. Preparamos a nova Dália Alimentos, com várias mudanças para ser enxuta. A participação das prefeituras foi marcante. Arroio do Meio é reconhecidamente empreendedor e integra o Brasil moderno que dá certo.

    Em plena crise, investir R$ 200 milhões num novo complexo industrial e nova cadeia produtiva é possível porque existem parcerias e pessoas que querem empreender e a sensibilidade das autoridades é fundamental para o modelo”.

    Ele complementa que o diferencial de Arroio do Meio, são os líderes políticos com mente aberta, que entendem com simplicidade a importância de parcerias ganha-ganha. Todas as parcerias foram cumpridas, independente da transição de governos, e evoluíram, trazendo confiabilidade e casos de sucesso.

    Representantes da Dália agradeceram pelo esforço e parceria dos gestores públicos de Arroio do Meio, mantendo os programas de incentivo, apesar das transições de governo, e pela sensibilidade da comunidade, em acolher os empreendimentos no município
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Cinco anos de abate: como a Dália superou as adversidades na avicultura e se consolidou em um novo mercado?

    12 de março de 2025

    Conselheiro avalia que cooperativismo dá um passo para investimentos mais coletivos

    13 de dezembro de 2019

    Estrutura avícola desafios e expectativas

    13 de dezembro de 2019

    Condomínios envolvem 174 associados

    13 de dezembro de 2019
    Não perca

    Obras em execução fortalecem infraestrutura e mobilidade

    9 de novembro de 2025

    Três importantes obras estão em andamento em Arroio do Meio, reforçando o compromisso da Administração…

    Pesquisador e documentalista fonográfico do Instituto Moreira Salles é recebido em Arroio do Meio

    8 de novembro de 2025

    Avançam obras de projetos habitacionais e de infraestrutura após enchentes

    8 de novembro de 2025

    Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

    7 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Obras em execução fortalecem infraestrutura e mobilidade

    9 de novembro de 2025

    Pesquisador e documentalista fonográfico do Instituto Moreira Salles é recebido em Arroio do Meio

    8 de novembro de 2025

    Avançam obras de projetos habitacionais e de infraestrutura após enchentes

    8 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Obras em execução fortalecem infraestrutura e mobilidade

    9 de novembro de 2025

    Pesquisador e documentalista fonográfico do Instituto Moreira Salles é recebido em Arroio do Meio

    8 de novembro de 2025

    Avançam obras de projetos habitacionais e de infraestrutura após enchentes

    8 de novembro de 2025

    Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

    7 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.