O efetivo da Brigada Militar de Marques de Souza passa a contar com duas viaturas. A mais recente delas, é uma semiblindada, com escudo balístico marca Renault, modelo Duster, avaliada em R$ 140 mil que foi entregue na última sexta-feira, 7, adquirida com recurso de emenda parlamentar do deputado federal Mauricio Dziedricki (PTB), através do Programa de Incentivo ao aparelhamento da Segurança Pública (Piseg) e de convênio do Detran-RS com o Fundo Especial da Segurança Pública (Fesp) do Rio Grande do Sul.
Além da nova viatura, estará disponível ao efetivo uma camioneta S-10. Já o veículo antigo Fiat, modelo Palio Weekend será remanejado para outro município. De acordo com o comandante da Brigada Militar de Marques de Souza, soldado Márcio José da Silva Canto, o veículo auxiliará os cinco policiais no policiamento de rotina e agilizará o atendimento em todo o município que possui uma grande extensão territorial. “Há mais de 10 anos não recebíamos uma nova viatura. Com isso poderemos atuar com mais segurança”, reforça.
O comandante do Comando Regional do Vale do Taquari, tenente-coronel Douglas da Rosa Soares, esteve pela primeira vez no quartel da Brigada Militar em Marques de Souza e reforçou que o aparelhamento na segurança pública traz mais tranquilidade à população. Ele também lembrou que a cidade, em anos anteriores, presenciou dois assaltos e arrombamentos em agências bancárias.
Soares aproveitou a cerimônia e explicou que a Brigada Militar, nos 37 municípios do Vale do Taquari, atuará principalmente em três frentes: na redução do tempo de resposta nos atendimentos via 190, repressão ao crime organizado e na aproximação com a comunidade. “A população precisa acreditar e confiar no nosso trabalho. Sem a segurança, outros setores como educação e saúde ficam prejudicados”, destacou o comandante lembrando da chacina ocorrida em uma escola infantil de Santa Catarina.
O comandante também confirmou o repasse de cinco novas pistolas, adquiridas em uma parceria com o STR Supermercados de Lajeado e duas armas não letais de descarga elétrica que serão manuseadas por dois soldados que já estão recebendo os devidos treinamentos.
Videomonitoramento
Para o prefeito Fábio Alex Mertz, o aparelhamento e melhorias para a Brigada Militar são de suma importância para a comunidade e atendem a uma reivindicação antiga dos gestores. O prefeito também elogiou ao empenho da bancada do PTB que conseguiu indicação da verba junto à bancada federal.
Mertz adiantou que o governo iniciou orçamentos e pretende instalar câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade e aderir ao cerceamento eletrônico interligando o sistema com o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Vale do Taquari. “Já iniciamos algumas conversas e estamos buscando mais informações junto à secretaria de Segurança Pública para que isso seja colocado em prática”, falou.
Durante o evento o prefeito também conversou com o sub-comandante do 22° Batalhão de Polícia Militar e coordenador regional do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg) no Vale do Taquari, capitão Ricardo Machado da Silva. A ideia é que a Brigada Militar apresente às empresas locais a forma e o funcionamento do Piseg que possibilita aos empresários destinar até 5% do saldo de ICMS das empresas na aplicação de compras de equipamentos como veículos, armamentos e munições.
Também participaram da cerimônia o sub-comandante do Comando Regional do Vale do Taquari, major Ivan Urquia, vice-prefeito e secretário da Saúde, Lairton Frederico Heineck, o presidente do Consepro – Marques de Souza, Edvino Claas, o gerente da agência de Marques de Souza do Sicredi Integração RS/MG, Clécio Schwengber, o presidente da Câmara de Vereadores, Rubens Heineck (Republicanos), e os vereadores Roberto Giovanella (PDT), Paulo Fleck (PP), Roberto Kremer e Wilkwyns Arlindo Júnior Gross (PTB) que participou da cerimônia de entrega das viaturas no pátio da Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre, onde também conversou com o governador Eduardo Leite, vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.